Capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K é oferecida na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 03/07/2018
Capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K é oferecida na ACIRS
Foto: ACIRS

Os primeiros seis meses de 2018 já se passaram, e com isso só diminui o tempo para as empresas que precisam se adequar ao controle da produção e do estoque. A fim de ajudar a solucionar dúvidas sobre o assunto a ACIRS promoveu entre os dias 26 e 28 de junho uma capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K.

O Bloco K é uma das partes de informação do EFD – ICMS/IPI, parte integrante do SPED, que se constitui no livro eletrônico de registro de controle da produção e do estoque. O Bloco K está diretamente relacionado ao fornecimento de informações em tempo real sobre a produção, insumos e estoque final já escriturado (com descontos de entradas e saídas).

Na prática, os participantes do curso aprenderam a legislação vigente inerente ao Sped Fiscal e principalmente o Bloco K. Através de fluxogramas e casos práticos, foram apresentados os registros do Bloco K, inclusive os novos, criados recentemente. Os profissionais discutiram ainda o cenário tributário brasileiro, riscos fiscais para as empresas, retificações, seus prazos e penalidades previstas.

“Por meio da capacitação foi buscado transmitir aos participantes as exigibilidades, conceitos e como operacionalizar as informações para que sejam entregues de forma correta para o Fisco”, explica o instrutor do curso, Dionei Hiendlmayer.

Através do Bloco K, a Receita Federal tem como objetivo acabar com a sonegação, porém, as empresas que não possuem um controle preciso da sua produção e estoque também poderão ser impactadas. Todas as variações de consumo e diferenças de inventários irão atrair fiscalizações que podem gerar multas e outras sanções. O Bloco K será o registro de controle de produção e estoque na versão digital.

Para o participante do curso Mauro Cesar Klowaski, a capacitação trouxe uma visão ampla das mudanças que o Bloco K trará para as empresas. “Agora teremos que colocar mais detalhes e não poderemos reaproveitar códigos. Tudo deverá ser mais detalhado nas notas fiscais”, comenta.

Mauro ainda conta que pretende levar o curso para dentro da empresa que atua, para que todos os colaboradores possam se capacitar e entender em quais pontos precisam se enquadrar.