Mercado de startups cresce em alta escala no Brasil e consolida jovens empreendedores

Sala de Imprensa: Notícias 17/07/2018
Foto: ACIRS

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Santa Catarina se destaca na produção de startups. Atualmente o estado alcançou a liderança no número de startups, empresas de inovação e base tecnológica. Além de abrigar mais de 16 mil empreendedores, segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Entre os anos de 2015 e 2017 o crescimento no número de empresas de tecnologia foi de 3,42%, no estado. Segundo a Acate, se forem considerados os últimos 30 anos o aumento foi 10.000%. Mas Florianópolis não é a única cidade que destaca Chapecó e Joinville também concentram números significativos delas. Dados da Associação Catarinense de Tecnologia mostram que o setor tecnológico já representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.

Com o objetivo de conhecer e entender melhor sobre esse universo tecnológico  o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participou do Startup SC Summit, nos dias, 12 e 13 de julho.

“Durante o evento aconteceram diversas palestras, nacionais e internacionais, com conteúdos que foram deste a importância do RH em empresas de inovação e tecnologia até a inteligência artificial. Foi possível conhecer alguns cases e gerar muito networking”, comenta o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto.

O grupo aproveitou a visita, à capital do Alto Vale, para conhecer ainda o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde.

Para finalizar a imersão o Núcleo conversou com alguns dos organizadores do Startup Weekend de Santa Catarina, que acontece nos dias 24,25 e 26 de agosto em Rio do Sul. O evento tem duração de 54 horas ao longo de um final de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria