ACIRS participa do 1º Startup Weekend do Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 27/08/2018
ACIRS participa do 1º Startup Weekend do Alto Vale
Foto: ACIRS

O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto e reuniu mais de 100 pessoas na unidade do Senac de Rio do Sul. Em uma imersão de 54 horas os participantes conheceram, na prática, quais os métodos e estratégias devem ser trabalhados para desenvolver e viabilizar a criação de uma startup.

Logo no primeiro dia os presentes estiveram reunidos para apresentar as suas ideias de negócios, formar projetos e discutir o planejamento das futuras empresas. Ao todo mais de 50 ideias foram apresentadas aos presentes, mas apenas 12 foram trabalhadas durante os três dias e só três chegaram a final.

Já o sábado foi o dia de colocar a mão na massa e tirar as ideias do papel. Os participantes realizam pesquisas e estudaram a viabilidade dos futuros negócios. Além disso, receberam o auxilio de mentores e assistiram a palestras voltadas aos mais diversos temas do mundo dos negócios. Para finalizar a imersão no domingo aconteceu a concretização dos trabalhos, onde os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos e foi realizada a premiação dos melhores projetos.

A equipe vencedora foi a Be Touch que desenvolveu uma plataforma para agendamento de beleza. Onde o foco principal é atender pessoas com interesse em serviços, de manicure, cabelereiro, entre outros de forma prática. O interessado entra no aplicativo e agenda o horário que deseja de atendimento e pode ainda escolher o profissional. Além disso, a plataforma lista quais as melhores possibilidades de atendimento.

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. Para o coordenador do Núcleo de Informática da ACIRS que foi um dos organizadores do projeto, Jonatan da Silas da Costa, trazer o evento para Rio do Sul é ajudar a promover o desenvolvimento econômico da região. “Nós como Núcleo entramos no projeto porque ele se igualá-la a um dos objetivos do Núcleo que é de promover o desenvolvimento de empresas de tecnologia”.

Para o nucleado e integrante do grupo que desenvolveu a Be Touch, Sandro Alencar Fernandes, o evento foi extremamente válido e muito positivo. “Ações como essa fortalecem o empreendedorismo e a inovação. Além disso, para o Núcleo de Informática promove a marca e o trabalho que desenvolvemos em busca de um ambiente fomentador de negócios”.

Já Gabriel de Borba Neto, que foi um dos organizadores do Startup Weekend e é também coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS comenta que a ideia de trazer o evento para o Alto Vale nasceu da dificuldade que os integrantes do Núcleo enfrentavam em encontrar ações como essa na região. “Sempre quando tínhamos a vontade de participar de projetos como esse, precisávamos ir para outras cidades. Trazê-lo para Rio do Sul é promover o desenvolvimento de diferentes culturas”.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria