Lei da Inovação entra em vigor em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 31/08/2018
Lei da Inovação entra em vigor em Rio do Sul
Imagem: web

De uma maneira geral, a inovação se tornou essencial para um mundo que a cada dia se encontra mais competitivo e globalizado. E foi com esse conceito, que Rio do Sul ganhou um novo aliado no fortalecimento e na geração de negócios e empregos. Entrou em vigor na terça-feira, 28, a lei complementar 324/2018 (Lei da Inovação). O projeto irá definir novos rumos e promover novas perspectivas para as propostas de inovação na capital do Alto Vale.

Com o auxilio da lei, Rio do Sul poderá apoiar os projetos e programas voltados à área de diversas maneiras, com incentivos econômicos financeiros e até mesmo institucionais. Entre os apoios oferecidos está a isenção de 90% do IPTU e do ITBI. Sem contar os descontos relativos aos alvarás de construção e permanência e os que a lei ainda prevê que são os de materiais e capacitações.

Desenvolvida com a parceria dos Núcleos de Inovação e Tecnologia da ACIRS e da prefeitura de Rio do Sul, a lei tem como objetivo proporcionar incentivos e apoio para as ações que envolvam o ecossistema de inovação. Além da lei, será criado no município o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCITI) que contará com o apoio e participação das entidades empresariais, instituições de ensino e setor público.

Segundo o integrante do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e diretor técnico de inovação da prefeitura de Rio do Sul, Odair da Rosa, o projeto irá beneficiar o município de diversas maneiras. “Acredito que com a implantação da lei novas empresas verão Rio do Sul como uma cidade próspera para se instalarem. Além disso, os profissionais que se formam em áreas específicas e ligadas a inovação encontram um valor agregado de mercado e mão de obra no município. Então isso vai promover a geração de renda e o crescimento de Rio do Sul. Em cidades como Florianópolis isso já é realidade e o setor de tecnologia é um porcentual significativo no PIB da capital do estado”.