DNIT inicia anteprojeto para reabilitação de ponte na NA BR-470/SC

Sala de Imprensa: Notícias 13/10/2018
DNIT inicia anteprojeto para reabilitação de ponte na NA BR-470/SC

A Coordenação de Projeto de Estruturas do DNIT de Brasília iniciou nesta semana o desenvolvimento do anteprojeto para reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, localizada na BR-470/SC entre os municípios de Ibirama e Apiúna. De acordo com inspeções realizadas pela autarquia, a estrutura já apresentava condições de estabilidade e de conservação considerada sofríveis em 2016.

A previsão do DNIT Sede é que o anteprojeto seja concluído ainda em outubro. A fase inicial desta etapa inclui o levantamento das necessidades do empreendimento, onde a superintendência regional do DNIT em Santa Catarina deverá informar a largura definitiva da plataforma após alargamento, a necessidade de passeios e ciclovias, além de detalhes referentes à iluminação e adutoras instaladas na ponte.

Após a aprovação do anteprojeto, o DNIT poderá preparar o orçamento das obras e o termo de referência que irá subsidiar a elaboração do edital de licitação. Em memorando emitido na quinta-feira, 11, o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Ehret Garcia, afirmou que o edital de licitação deve ser publicado no primeiro trimestre de 2019, após o crivo jurídico da Procuradoria Federal Especializada. “A partir daí, qualquer previsão de contratação resta impossibilitado de ser fixado de forma oficial, visto a possibilidade da interposição de recursos e impugnações dentre outros procedimentos próprios do certame”.

Os recursos para a execução das obras de reabilitação deverão ser alocados pela própria superintendência regional do DNIT, por meio do orçamento de 2019. A previsão é que a autarquia receba R$ 171,2 milhões para a manutenção de todas as rodovias federais sob a sua jurisdição, em Santa Catarina.

Com 202 metros de comprimento, a ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II apresenta grande incidência de corrosão em lajes e vigas de concreto, além de blocos de estacas da fundação desgastados pela ação da correnteza, de acordo com o laudo de agosto de 2016. Cerca de 11 mil veículos trafegam diariamente pela estrutura.

O acompanhamento de todo o processo envolvendo a reabilitação da estrutura é realizado pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).