Logomarca

Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIRS reforça projeto de extensão aplicado pelo Instituto Federal Catarinense

Sala de Imprensa: Notícias 02/07/2019
Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIRS reforça projeto de extensão aplicado pelo Instituto Federal Catarinense
Foto: ACIRS

Durante a última semana de junho a comunidade do Alto Vale pôde participar de uma capacitação sobre “Internet das Coisas”, no novo espaço oferecido pelo Centro de Inovação Norberto Frahm, o Coworking. A ação foi uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia da Informação e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Durante a capacitação, os participantes trabalharam, entre outros conceitos, o que é a denominação da Internet das Coisas e sua funcionabilidade. “O grande propósito desta capacitação foi de aproximar conceitos de IoT (Internet das Coisas) do público de Rio do Sul”, observa o integrante do Núcleo, Daniel Germano Scheidt.

Os participantes fizeram também o levantamento de alguns problemas que o grupo entendia que poderia resolver por meio de soluções de IoT. “Montamos quatro grupos de trabalho, que construíram protótipos para entender como se constroem projetos envolvendo eletrônica e como podemos montar sistemas com certa autonomia, para facilitar o dia a dia das pessoas”, lembra Daniel.

Para o coordenador do Núcleo, Ricardo Nunes, parcerias como essa são importantes para o desenvolvimento do Núcleo e de seus integrantes.

“O NIAVI vê as parcerias que tem com as instituições de ensino como fundamental para o crescimento do setor com qualidade, pois assim conseguimos qualificar profissionais e aproximar a academia com a realidade do mercado. Essas parcerias também servem para fortalecer o Núcleo dentro das universidades e para que os acadêmicos busquem empresas nucleadas para ingressar no mercado de trabalho”, destaca Ricardo.

O #IFCQualificaAltoVale é um projeto de extensão aplicado na universidade. “O #IFCQualificaAltoVale é um projeto de extensão do Instituto Federal que tem como objetivo identificar as necessidades de formação de estudantes e profissionais das áreas da elétrica, mecânica e tecnologia da informação. O projeto também oferece cursos de curta duração para, quando possível, atender as necessidades identificadas de forma mais direta”, orienta, Eduardo Bidese, professor do IFC.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria

Compartilhe
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.