Profissionais de gastronomia do Alto Vale buscam inspirações na culinária e no turismo de Pomerode

Sala de Imprensa: Notícias 16/07/2019
Foto: ACIRS

Compartilhar informações, conhecer tradições e belezas naturais foram algumas das atividades que os Núcleos de Gastronomia e Turismo e Hospitalidade da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) fizeram na viagem técnica a Pomerode.

Pomerode é uma pequena cidade com cerca de 30 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida.

Ainda durante a visita técnica o grupo participou de uma reunião com, Eliana Czaschke, uma das organizadoras do Festival Gastronômico de Pomerode. O evento tem como objetivo valorizar a culinária germânica. Neste ano, o tema do festival é “Viajando Pelos Sabores da Alemanha” e tem o objetivo de ressaltar preparos típicos de diferentes estados alemães, destacando a riqueza dos ingredientes e a versatilidade da gastronomia.

Eliana além de compartilhar com o grupo informações sobre o Festival, ainda apresentou para os Núcleos algumas informações sobre como trabalhar os potenciais turísticos e gastronômicos da região. Explicou sobre a Associação Visite Pomerode (AVIP), que foi fundada com o propósito de fomentar o turismo local e da necessidade de ter iniciativas sem esperar o auxílio do Poder Público.

“Viagens como essa sempre são enriquecedoras ao grupo, mas essa em especial nos mostrou Pomerode de uma maneira diferente, pudemos ver que Rio do Sul pode evoluir e que nós como Núcleos de Turismo e Gastronomia podemos ser propulsores disso”, destaca a coordenadora adjunta do Núcleo de Gastronomia, Luana da Rosa.

Além de conhecer as belezas que a cidade, com forte tradição alemã, possui o grupo ainda realizou um tuor pelos sabores coloniais de Pomerode. Os nucleados visitaram: a doces caseiros nas geleias Danker, as conservas Danimar, os produtos derivados de ovos na Granja Schutz e a produção de doces caseiros da Diva.

Para finalizar a viagem técnica o grupo encerrou o dia visitando o Festival Gastronômico de Pomerode, onde degustaram alguns dos mais famosos pratos oferecidos no evento como o racapeta e o Schwein Knie (joelho de porco).

“Toda a viagem foi muito positiva, conseguimos compartilhar experiências e aprender muito, com ações que podemos aplicar aqui em Rio do Sul”, destaca o coordenador do Núcleo de Turismo e Hospitalidade, Roland Yuri Schreiber.

Esta ação faz parte da Semana do Núcleos realizada pela Facisc e pelas associações empresariais de Santa Catarina. A Semana será realizada de 15 a 19 de julho e irá compartilhar experiências, reconhecer as boas práticas promovidas pelo associativismo e gerar negócios em todas as regiões de Santa Catarina. Os núcleos empresariais fazem parte do Programa Empreender, que reúne quase 600 núcleos empresariais e mais de 10 mil empresários. O evento mostra na prática o que é o HUB Empresarial Catarinense.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria