Logomarca

Cadastro Positivo promete acompanhar o comportamento financeiro do consumidor e valorizar bons pagadores

Sala de Imprensa: Notícias 22/10/2019
Cadastro Positivo promete acompanhar o comportamento financeiro do consumidor e valorizar bons pagadores
Fotos: ACIRS/DIVULGAÇÃO

O Boa Vista SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, solução empresarial ofertada aos associados pela Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS, é um dos quatro birôs de créditos aprovados em outubro pelo Banco Central para atuar como gestor de bancos de dados (GBDs) do novo Cadastro Positivo. Essa é a última etapa para que a lista de bons pagadores comece, realmente, a valer.

Como o próprio nome indica, a Cadastro Positivo é um banco de dados que leva em consideração o histórico positivo de pagamentos de contas do consumidor. As informações serão utilizadas como referência na hora de solicitação de empréstimos e aberturas de crediários, entre outras operações financeiras. Todo cidadão que contratar uma operação de crédito ou tiver conta de serviço continuado, como luz, água e telefone, estará automaticamente incluído.

Em vigor desde 2011, o Cadastro Positivo não era obrigatório. O consumidor precisava pedir para ser incluído, o que, na prática, fez com que não tivesse resultado efetivo. Com a mudança aprovada neste ano, a inclusão passa a ser compulsória, e o consumidor precisará pedir às empresas de crédito para ser excluído.

“Especialistas sugerem manter o nome no cadastro, afinal, para a concessão de crédito, ter uma nota baixa no sistema pode ser melhor do que não ter classificação. Com a saída, a empresa poderá verificar apenas se o consumidor tem dívidas vencidas, e não vai verificar, por exemplo, o histórico de bons pagamentos”, explica Silvia May, integrante da equipe comercial da ACIRS.

Até o final de 2019, a expectativa é de que a base do Cadastro Positivo alcance 100 milhões de CPFs. Para saber mais e fazer consulta acesse www.consumidorpositivo.com.br

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui