Consumidores estão sendo informados de que foram incluídos automaticamente no Cadastro Positivo

Sala de Imprensa: Notícias 13/01/2020
Foto: ACIRS

Seu Cadastro Positivo foi ativado. Nessa primeira etapa, 120 milhões de consumidores que têm crédito nos cinco principais bancos do país (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú) e em outras 100 empresas estão sendo comunicados de que foram incluídos automaticamente no banco de dados. A informação é repassada por meio de carta via Correios, e-mail e SMS.

O consumidor notificado já pode consultar sua nota nos sites dos birôs de crédito autorizados pelo Banco Central. Entre eles está o Boa Vista Serviços – SCPC, com quem a Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS mantém parceria. Desde sábado, dia 11, bancos, comerciantes e empresas também podem fazer a consulta e decidir se concedem ou não crédito aos clientes.

“Nos próximos meses, o cadastro será alimentado também com informações repassadas por empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz. Com isso, também entrarão para a lista consumidores que não têm conta em banco”, orienta Silvia May, da equipe de relacionamento com o associado da ACIRS.

Quem não quiser ter os dados no cadastro pode pedir a retirada gratuitamente. Para saber mais ligue 3003-0101 ou acesse www.consumidorpositivo.com.br

CADASTRO POSITIVO

Com o Cadastro Positivo, o histórico de pagamentos é mais completo, considerando as contas e compromissos pagos em dia, já que possibilita uma avaliação individual e mais precisa do histórico de crédito de cada consumidor.

Ou seja, o consumidor deixa de ser avaliado apenas pelas contas ou pelos compromissos financeiros que eventualmente tenham atrasado ou não tenham sido pagos.