A Acirs – Associação Empresarial de Rio do Sul é, antes de tudo, feita de pessoas. Empresários, líderes e voluntários que acreditam na força do associativismo e que, há oito décadas, impulsionam o desenvolvimento de Rio do Sul e de todo o Alto Vale do Itajaí. A história da associação se confunde com a da cidade, com conquistas que impactaram gerações, abriram caminhos e fortaleceram a economia.
Manoel Arisoli Pereira, prefeito de Rio do Sul e presidente da AMAVI, reconhece essa trajetória pioneira.
“Em 1945, um grupo de abnegados, principalmente ligados ao setor madeireiro, fundou a Acirs. Desde então, todos os grandes projetos do Alto Vale e, especialmente, de Rio do Sul, têm a marca da Acirs. A entidade participa ativamente da construção de políticas de desenvolvimento de Rio do Sul e da região, somando esforços com outras instituições em prol do crescimento sustentável. Que a Acirs siga firme em seu propósito de participação e apoio ao poder público na construção de políticas que garantam uma cidade cada vez mais desenvolvida, com qualidade de vida e um futuro melhor para todos”, destaca.
Ao longo dos anos, a entidade foi protagonista em momentos decisivos para a região. Desde a manutenção da ferrovia até a instalação da Unidavi, Hospital Regional, melhorias na BR 470, cada avanço reflete a união e o engajamento de empreendedores que acreditaram no poder da colaboração.
“Há 80 anos, a Acirs une muitas vozes em uma, representando as demandas do setor produtivo. Por isso, a sua história se confunde com a do município. Porque suas conquistas impulsionam a economia local e geram oportunidades para toda a população, resultam no desenvolvimento sustentável local, regional e de Santa Catarina”, destaca Elson Otto, presidente da Facisc.
O vice-presidente regional da FACISC no Alto Vale, Jean Sandro Pedroso, também ressalta a força da representatividade.
“A Acirs se consolidou como um pilar essencial para a comunidade, refletindo a união de forças e o comprometimento de lideranças que, com visão estratégica e coragem, conduziram a entidade a um crescimento contínuo. Cada liderança ajudou a moldar uma associação sólida, inovadora e resiliente, que soube se reinventar conforme as necessidades do tempo. Com o marco de 80 anos da Acirs, celebramos não apenas a trajetória da entidade, mas a força transformadora do associativismo, que une pessoas em prol de objetivos comuns e promove o desenvolvimento”, finaliza.
Com essa base sólida e uma história construída por pessoas comprometidas, a Acirs chega aos 80 anos olhando para o futuro com o mesmo espírito inovador que marcou sua fundação. Eduardo Schroeder, presidente do Conselho Superior da entidade, ressalta a importância das pessoas.
“Este é um momento de confraternizar, mas também de lembrar de todos os líderes, colaboradores e voluntários que participaram dessa construção conjunta. Ainda hoje temos desafios, mas o associativismo continua sendo a forma mais rápida e eficaz de lutarmos, justamente nessa união em uma entidade empresarial para construirmos juntos um Rio do Sul cada vez melhor. Ao longo de oito décadas, a Associação Empresarial de Rio do Sul contribuiu de forma significativa e direta para o desenvolvimento da cidade, seja como líder em projetos determinantes do nosso crescimento, seja como apoiadora de causas que impulsionaram o avanço de Rio do Sul e da região do Alto Vale.” destaca.
O sucesso da Acirs não é apenas institucional, mas também marcado por entregas concretas para o Alto Vale, porque a Acirs é feita por pessoas. Cada associado, voluntário e liderança que ajudou a construir essa história deixou um legado de inovação, coragem e trabalho coletivo.
Hoje, aos 80 anos, a Acirs continua inspirando novas gerações a acreditar que, juntos, é possível transformar realidades e criar um ambiente melhor para viver, trabalhar e investir.