ACIRS reúne empresários para comemorar seus 61 anos de fundação

Sala de Imprensa: Notícias 16/08/2006
ACIRS reúne empresários para comemorar seus 61 anos de fundação

Cerca de 120 empres�rios e lideran�as pol�ticas acompanharam na noite de segunda-feira, 14, as comemora�es dos 61 anos de funda��o da Associa��o Comercial e Industrial de Rio do Sul. Discursos, palestras e um jantar de confraterniza��o marcaram a passagem da data.

Em seu discurso, o presidente da ACIRS, Lino Rohden, prop�s uma reflex�o acerca dos movimentos organizados que reivindicam solu�es para os problemas do pa�s. Disse que o brasileiro abra�ou o lema que diz que a uni�o faz a for�a, mas esqueceu que a uni�o das for�as � necess�ria para efetivar as propostas, e completou: �H� 61 anos, quando Rio do Sul viu nascer sua Associa��o Comercial e Industrial, os empres�rios eram un�ssonos. As propostas e as reivindica�es eram motivo de luta, de empenho e de uni�o. Hoje, viraram pap�is. Tudo � reivindicado atrav�s do sil�ncio e da passividade dos pap�is�.

O trabalho pioneiro do saudoso empres�rio rio-sulense Norberto Frahm, foi lembrado durante o evento. �Ele era um jovem sonhador, e sonhava em ser um empreendedor�, contou a diretora comercial da NH, Helena Frahm Perfoll. A executiva lembrou de 1961: �foi quando Frahm, com o seu prot�tipo em cima de uma bancada, ouviu os primeiros sinais do r�dio que estava montando. Era inaugura��o de Bras�lia�. A apresenta��o foi marcada por lembran�as e pela exposi��o dos desafios e estrat�gias adotadas pela empresa para se manter viva e competitiva h� 45 anos no mercado.

O case da NH foi citado na abordagem feita pelo professor Uberaldo Fernandes, da Funda��o Dom Cabral (FDC), sobre a gest�o dos neg�cios e o desenvolvimento das empresas. A palestra serviu para orientar os empres�rios para uma nova vis�o estrat�gica dos neg�cios, com o foco nos resultados. �Uma empresa tem sucesso quando ela cumpre suas metas. Mas uma empresa s� atinge a excel�ncia quando se torna um modelo, uma refer�ncia para as outras�.

O prefeito de Rio do Sul, Milton H�bus, salientou que a hist�ria da ACIRS se confunde com a pr�pria hist�ria do pr�prio munic�pio. �A ACIRS tem um hist�rico de participa��o e de envolvimento direto em todas as a�es desenvolvimentistas de nossa cidade e da nossa regi�o�. As conquistas da entidade tamb�m foram lembradas pelo secret�rio de Estado do Desenvolvimento Regional, Germano Em�lio Purnhagen.