Rio do Sul inicia as discussões para a implantação do PRODL

Sala de Imprensa: Notícias 31/05/2007
Rio do Sul inicia as discussões para a implantação do PRODL

Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Funda��o Empreender e Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), iniciaram as discuss�es com o poder p�blico de Rio do Sul para a implanta��o do Programa de Desenvolvimento Local (PRODL). Durante reuni�o realizada na quarta-feira, 30, o prefeito Milton H�bus deu o aval para a continuidade do processo que deve criar a principal ferramenta propulsora do desenvolvimento econ�mico do munic�pio.

O objetivo do PRODL � instituir um modelo de gest�o orientada por resultados, capaz de garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade e o desenvolvimento econ�mico sustent�vel do munic�pio. A proposta prev� a cria��o de um Conselho de Desenvolvimento Econ�mico (CODEC), de um Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD) e de uma Ag�ncia de Desenvolvimento Local.

O CODEC, �rg�o criado atrav�s de Lei Municipal, possui car�ter consultivo e deliberativo e � composto por vinte e uma cadeiras distribu�das igualitariamente entre o poder p�blico, a sociedade civil organizada e a classe empresarial. O conselho � o respons�vel por propor e executar a pol�tica de desenvolvimento econ�mico.

� ADL cabe a elabora��o, a an�lise e a capta��o de recursos para implementa��o de projetos, al�m do suporte t�cnico e administrativo ao CODEC e �s C�maras T�cnicas. Entre as premissas do projeto est� a incorpora��o da Ag�ncia pela ACIRS, como forma de manter os trabalhos com alto grau de profissionaliza��o e isen��o de decis�es pol�ticas; al�m da efetiva participa��o do meio acad�mico.

Um fator imprescind�vel para o funcionamento do PRODL � a aprova��o pela C�mara Municipal de Vereadores do FMD , que passaria a ter uma dota��o or�ament�ria de 2% das receitas do munic�pio. O FMD � uma das fontes dos recursos necess�rios para garantir a elabora��o e a implementa��o de projetos com foco no desenvolvimento econ�mico, al�m da operacionaliza��o da ADL.

O projeto de desenvolvimento econ�mico proposto para Rio do Sul � inspirado no modelo implantado h� dez anos do munic�pio de Maring�, no Paran�.

Caso seja instalado em Rio do Sul, toda a implanta��o do PRODL ser� assessorada pelo Instituto para o Desenvolvimento Regional de Maring� (PR), pela Funda��o Empreender e pela FACISC.

Benef�cios gerados aos envolvidos:

Prefeitura:

• Tem um parceiro focado no desenvolvimento econ�mico
  • Mais assertiva na aplica��o dos recursos
  • Equilibra a�es do desenvolvimento social e econ�mico
  • Tem suporte profissional para a elabora��o de projetos

Sociedade Civil:

• Participa de decis�es relevantes para o munic�pio
  • Desenvolve lideran�as
  • Contribui para a gera��o de emprego e renda
  • Executa sintonia fina das prioridades (necessidade/urg�ncia/resultados)

Associa��o Empresarial: