Instituições se unem para instruir sobre a abertura de empresas

Sala de Imprensa: Notícias 18/06/2008
Instituições se unem para instruir sobre a abertura de empresas

Seis instituições irão se unir na terça-feira, 24, para transmitir aos empreendedores interessados em abrir um negócio ou que atuam na informalidade, informações sobre os procedimentos legais para a abertura de empresas. A iniciativa, inédita na região, é do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Orientações como a escolha do nome empresarial, a inscrição no CNPJ e as responsabilidades acessórias serão repassadas pela Junta Comercial (Jucesc), Receita Federal (RF),  Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Prefeitura Municipal de Rio do Sul (PMRS) e pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para os organizadores será uma oportunidade de auxiliar no processo de decisão do candidato a empresário. �Muitas pessoas sonham ter a sua empresa, mas grande parte delas não tem preparo, conhecimento e sequer sabe quais as responsabilidades que assume�, explica o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Cleber Stassun.

Para complementar as instruções repassadas no ciclo de palestras, o Sebrae/SC irá aplicar o programa Negócio Certo. �Os participantes poderão avaliar a viabilidade de um novo negócio ou se a atividade que já desenvolvem é rentável�, esclarece o coordenador.

O Fique Sabendo é apoiado pela vice-presidência do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) para o Alto Vale, que pretende levar o modelo às demais regiões do estado.

As palestras serão realizadas a partir das 19h, no Hall do Bloco G da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), instituição parceira do evento. As vagas são limitadas e gratuitas. Os participantes podem ainda doar um quilo de alimento não-perecível, que será doado a uma entidade de Rio do Sul.

Inscrições gratuitas para estudantes da Unidavi: www.unidavi.edu.br

Inscrições gratuitas para os outros participantes: www.acirs.com.br/fiquesabendo