Secretário da Fazenda fala sobre economia no ACIRS DEBATE

Sala de Imprensa: Notícias 19/08/2010
Secretário da Fazenda fala sobre economia no ACIRS DEBATE

Aspectos Econ�micos de Santa Catarina e a Guerra Fiscal entre os Estados foram os temas do s�timo ACIRS DEBATE com o secret�rio da Fazenda, Cleverson Siewert. O evento promovido pela Associa��o Empresarial de Rio do Sul ocorreu na Sala Magna da Unidavi na manh� de quinta-feira, 19 de agosto, e reuniu mais de 50 pessoas, entre empres�rios, l�deres pol�ticos e servidores da ger�ncia regional da Fazenda.

Aspectos Econ�micos de Santa Catarina

Siewert iniciou com um panorama do comportamento das finan�as do Estado de Santa Catarina, destacando n�meros como o faturamento de R$ 12 bilh�es no ano de 2009, como tamb�m a aplica��o de recursos na �rea de sa�de e educa��o.

O secret�rio da Fazenda falou ainda sobre a profissionaliza��o da gest�o p�blica e da pol�tica de meritocracia implantada na Secretaria.  �Muitas pr�ticas aplicadas na iniciativa privada, aplicamos ao mundo p�blico. A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um marco importante para esta mudan�a, e a�es como a ado��o da conta �nica e da programa��o financeira s�o exemplos bem-sucedidos�, disse, destacando ainda a import�ncia da troca de informa�es e trabalho conjunto entre empres�rios e agentes p�blicos, criando uma sinergia m�tua.

Siewert apresentou dados do contingenciamento feito no or�amento de Custeio e Investimento. Pela a Programa��o Financeira de 2008, de 32,9%, o ano encerrou com um contingenciamento de 9,7%. Em 2009, o n�mero passou a 10,2% de um programa��o financeira de 41,3%. E o contingenciamento inicial pela programa��o financeira de 2010, � de 40,3%.

Macroeconomia e efeitos locais

Durante o encontro, Siewert abordou tamb�m aspectos macroecon�micos do pa�s e mundo. �O Brasil mudou de patamar quando descolou a pol�tica da economia, com regras institucionais claras, �timo capital humano e quase nenhuma infla��o. Ainda assim temos problemas graves como 37% do PIB em caixa tribut�ria. Como podemos competir desse jeito?�, questionou.

De acordo com Siewert, o pa�s cresce por conta das exporta�es, dos investimentos externos, do cr�dito e do consumo interno. Aponta que os setores que mais cresceram ultimamente foram o da Constru��o Civil, Varejo e Mercado Automobil�stico. No entanto, disse: �N�o basta demanda aquecida, � preciso investimento�.

Admira��o pelo movimento Jovens Empreendedores

O secret�rio citou ainda iniciativas como a do Movimento Brasil Eficiente e o feir�o do imposto, criado em Santa Catarina pelos N�cleos dos Jovens Empreendedores de todo o estado, movimento do qual fez parte na Associa��o Empresarial de Joinville (ACIJ) e fala com muita admira��o. �Precisamos incentivar e implantar, por exemplo, a disciplina de empreendedorismo nas escolas. As crian�as catarinenses precisam ter a veia empreendededora, disto depende o futuro�.

Para finalizar o s�timo ACIRS DEBATE, o secret�rio respondeu �s perguntas dos participantes acerca dos temas: substitui��o tribut�ria e guerra fiscal entre os estados.

O presidente da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht, agradeceu � apresenta��o feita pelo secret�rio e ressaltou a import�ncia do movimento associativista para trabalhar junto com a iniciativa p�blica e assim promover o desenvolvimento socioecon�mico de todas as regi�es catarinenses. �Precisamos de uma economia sustent�vel, uma carga tribut�ria menos agressiva para que possamos concorrer com o resto do mundo com igualdade. Em hip�tese alguma, aceitaremos aumento da carga tribut�ria�, sentenciou.