A realidade de hoje em relação ao final do século 20 é completamente diferente. A regulamentação cada vez mais exigente para precauções e avaliações de risco atinge todas as empresas indiscriminadamente, fazendo com que os processos produtivos sejam revistos, principalmente para evitar a perda de posicionamento de mercado.
Essa foi a explicação do professor Ricardo Luiz Peixoto de Barros, mestrando em Práticas de Desenvolvimento Sustentável, que conduziu o sétimo módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de julho, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).
“É extremamente importante que as empresas olhem seu futuro à luz dessa nova realidade, tanto do ponto de vista jurídico, quanto do ponto de vista estratégico. Essa é a preocupação desse grupo de empresários, já que a maioria vem de estruturas familiares, que precisam se preparar para novos desafios e para a sucessão”, comentou Barros.
Na quinta-feira, os participantes do PGVE conheceram Célio Fontes Teixeira da Silva, de São Bento do Sul, que atuou nas empresas Móveis Rudnick, Oxford S/A, Grupo Schering e Standart Electrica. Ele também é membro dos conselhos de Administração e Diretoria da Infragás, da Oxford S/A, do Conselho Consultivo da Universidade da Região de Joinville (Univille), do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS) e é consultor de Gestão e assuntos institucionais da Oxford S/A.
Silva contou um pouco sobre sua trajetória profissional e ressaltou a importância da participação no associativismo por meio das ACIs. Em seguida entrou no tema “sustentabilidade das empresas” falando de suas experiências nas empresas onde trabalhou e alertando para a necessidade de criar estratégias administrativas, evitando assim decisões equivocadas. Deu vários exemplos e dicas, explicou como resolveu problemas como estruturas de equipes mal formadas, falta de visão de futuro, entre outros. “Sustentabilidade é administrar profissionalmente para crescer sempre. Uma empresa não pode parar no tempo”, salientou.
O PGVE é promovido pela ACIRS em parceria com a Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e a Fundação Empreender. Conheça a agenda completa de capacitações na ACIRS no site www.acirs.com.br, no menu CAPACITAÇÕES.