ACIRS acompanha vistoria ao novo Presídio Regional

Sala de Imprensa: Notícias 25/08/2009
ACIRS acompanha vistoria ao novo Presídio Regional

O vice-presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro Jos� Cerutti e o secret�rio executivo, Cleber Stassun, acompanharam a Comiss�o de Seguran�a P�blica da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que visitou e inspecionou a estrutura do novo Pres�dio Regional do Alto Vale do Itaja�, nesta segunda-feira, 24.

� tarde, deputados estaduais, agentes prisionais, comunidade e imprensa, participaram da reuni�o realizada pela Comiss�o de Seguran�a P�blica no audit�rio do Centro Empresarial. No encontro, os deputados  estaduais apontaram algumas defici�ncias do novo pres�dio como: a falta de capta��o e distribui��o de �gua, sistema de coleta de esgoto, inexist�ncia de linhas telef�nicas para os funcion�rios da unidade prisional e falta de seguran�a ao redor do pr�dio. Foi mencionada ainda falta de um ber��rio ou sala pr�pria para abrigar os beb�s, que hoje est�o em companhia das m�es na carceragem. Os deputados salientam que a nova Lei de Execu��o Penal exige condi�es m�nimas de assist�ncia �s m�es e �s crian�as.

O diretor do Departamento de Administra��o Prisional do Estado (DEAP), Hudson Queiroz, assume que houve falhas no projeto de execu��o da obra, mas que dentro de 30 dias, problemas como a distribui��o da �gua assim como a destina��o correta do esgoto ser�o solucionados.

Para Cerutti, h� boa vontade pol�tica para solucionar as defici�ncias do rec�m-inaugurado pres�dio regional. No entanto, falta vis�o a longo prazo e as boas id�ias parecem esbarrar no processo burocr�tico. �Esperamos que as inten�es dos deputados n�o fiquem somente no papel. Queremos que prosperem daqui em diante�.

Segundo o deputado estadual Jailson Lima da Silva (PT), autor do requerimento da vistoria, os apontamentos feitos neste dia ser�o encaminhados em forma de protocolo de inten�es para a Assembleia Legislativa que dever� acompanhar os prazos e as obras de melhorias no pres�dio.