ACIRS Debate discute falta de mão de obra qualificada

Sala de Imprensa: Notícias 27/06/2012
ACIRS Debate discute falta de mão de obra qualificada

Mais de 50 pessoas participaram do 11� evento da s�rie ACIRS Debate na manh� de ontem, 26 de junho, no audit�rio da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) para tratar de um assunto de interesse de todos os empres�rios, a qualifica��o e capacita��o da m�o de obra no Alto Vale do Itaja�.

Foram quatro debatedores representando suas institui�es de ensino profissionalizante: Servi�o Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai/SC), Servi�o Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac/SC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Centro de Educa��o Profissional Alto Vale (Cedup).

No primeiro momento cada um dos representantes teve 10 minutos para expor as a�es desenvolvidas e propostas para atender as demandas geradas pelas empresas da regi�o. A diretora do Senai/SC em Rio do Sul, Graziela da Silva Branco falou do portf�lio dispon�vel e citou parcerias com empresas para a capacita��o dos profissionais de acordo com a necessidade do empres�rio.

Representando o Senac/SC de Rio do Sul, a diretora Alvacir Cili Comper Conte, diz que o principal desafio enfrentado pelas institui�es de ensino profissionalizante � a evas�o e a falta de conhecimento b�sico. Os alunos est�o despreparados para receber os treinamentos e acabam desistindo por diversos fatores.

O diretor do campus de Rio do Sul do IFC, Oscar Emilto Ludke Harthmann, falou das mudan�as que ocorrem com os investimentos nos cursos de Tecnologia da Informa��o e da adapta��o para atender as demandas deste mercado. Outro ponto citado pelo diretor foi a dificuldade de acesso ao campus na Serra do Tabo�o �Nossa unidade na Serra poderia abrigar cursos de engenharia, mas a dificuldade de acesso � um fator que contribui para a desist�ncia dos alunos�.

O �ltimo a expor foi o diretor do Cedup Alto Vale, Jairo Pompilho que deu �nfase a necessidade de firmar parcerias com outras institui�es e empresas para trazer cursos de maior interesse para as ind�strias e com�rcios da regi�o.

Em um segundo momento do debate, os presentes puderam comentar as explana�es e fazer questionamentos direcionados para suas �reas de atua��o e interesse, o principal assunto em discuss�o foi a evas�o dos alunos e a falta de procura pelos cursos ofertados.

�Que a oferta de cursos de qualidade existe n�s sabemos, s� precisamos criar uma maneira de aproximar o p�blico empresarial das institui�es, criar �links� e discutir� relatou o vice-presidente para o setor da Ind�stria da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht.

O pr�ximo ACIRS Debate que deve acontecer no m�s de julho, volta a discutir forma��o profissional com representantes das Universidades que atendem a regi�o do Alto Vale. A inten��o � criar formas de aproximar a demanda (empresas) das ofertas (institui�es) e promover a qualidade da m�o de obra. �Precisamos pensar a longo prazo e discutir o processo de ensino para promover uma maior qualifica��o para os profissionais da regi�o� destaca o presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti.