ACIRS e FIESC se unem para montar e doar 1,2 mil face shields

Sala de Imprensa: Notícias 28/04/2020
ACIRS e FIESC se unem para montar e doar 1,2 mil face shields
Foto: Debora Claudio

A vice-presidência da Federação das Indústrias para o Alto Vale do Itajaí (FIESC) e a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), com apoio de indústrias da região, irão doar 1,2 mil unidades de máscaras face shields (proteção facial) para secretarias municipais de saúde e hospitais do Alto Vale. O acessório será usado pelos profissionais como complemento aos demais itens de segurança, como máscaras, luvas e touca.

“Essas máscaras tem uma capacidade de proteção muito importante para os profissionais de saúde. Esse projeto só existe por conta das parcerias feitas através do associativismo. É um trabalho muito importante, que vai fazer a diferença, serve de exemplo pela maneira rápida como foi executado e como irá beneficiar a todos”, salientou André Armin Odebrecht, vice-presidente da FIESC para o Alto Vale do Itajaí.

“Não fazemos nada sozinhos. Esse momento exige um pensamento abrangente para encontrar soluções para todos, principalmente para os que atuam no controle direto da infecção. E isso se faz com diálogo e união, conectando pessoas e ideias. Esperamos passar por isso para termos dias melhores, com a retomada da economia, pelo bem das famílias”, disse Eduardo Schroeder, presidente da Acirs.

A injeção termoplástica para a produção do suporte da face shield foi feita por indústrias de Joinville, com molde desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação. A compra e o recorte do acetato (proteção de plástico transparente), assim como a aquisição de elástico e embalagem plástica, foram viabilizados por empresas da região. A montagem ficou por conta de colaboradores do SESI/SENAI, que terminaram o trabalho nesta sexta-feira, 24. Como a demanda é grande, foram solicitadas mais 2,2 mil unidades do suporte para o SENAI de Joinville, cuja montagem com o acetato deverá acontecer na próxima semana.

A produção das faces shields é uma das frentes de trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) contra a pandemia da COVID-19. Em torno de 50 indústrias do país integram a rede, cuja meta é produzir 500 mil unidades para serem doadas a diversas instituições brasileiras. A doação das 500 mil face shields representam R$ 7,5 milhões, já que cada unidade no mercado custa em média R$ 15,00.

Joinville deverá produzir 100 mil peças. O trabalho, coordenado pelo SENAI/SC e Associação Brasileira da Indústria da Ferramentaria (Abinfer), começou com a identificação de produtores de moldes e de indústrias que fazem a injeção do plástico. O modelo com injeção termoplástica adotado permite a produção de 360 unidades do suporte por hora.

Reportagem: jornalista Debora Claudio / FIESC AV