Logomarca

ACIRS participa de evento que reuniu pessoas de diversas cidades catarinenses

Sala de Imprensa: Notícias 22/10/2018
ACIRS participa de evento que reuniu pessoas de diversas cidades catarinenses
Foto: ACIRS

Promover a inovação e a tecnologia no ambiente escolar foram alguns dos objetivos do Universo Vem Fazer SESI. E para instigar as ideias os participantes puderam participar, durante os três dias de evento, de uma série de workshops, palestras e atividades paralelas voltados ao mundo da ciência, educação e engenharia. Além disso, aconteceu junto ao evento o Torneio de Robótica do SESI.

Entre os responsáveis em realizar os eventos paralelos estavam os Núcleos de Inovação, Gastronomia, Instituições de Ensino e Jovens Empreendedores da ACIRS. Os Núcleos promoveram palestras sobre empreendedorismo e profissões do futuro, workshop de gastronomia e uma edição do Hackathon de educação.

E como um dos propósitos do projeto Universo Vem Fazer SESI é promover a troca de experiências o Núcleo de Gastronomia levou essa filosofia para a sala de aula e promoveu o primeiro workshop de gastronomia para crianças. Os pequenos precisaram literalmente colocar a mão na massa para preparar alguns sabores de pizzas.

Para a integrante do Núcleo de Gastronomia, Luana da Rosa, participa de ações como está é de grande aprendizado para o grupo. “Nós vivemos em um meio que exige muito de todos, a correria do dia a dia nos restringe de atividades como essa e Núcleo nos possibilita isso ensinar para quem sabe, futuros empresários um pouco do que sabemos. O workshop com as crianças foi muito divertido e tenho certeza que uniu ainda mais o grupo”.

O Núcleo de Instituições de Ensino levou para o evento a palestra quais serão as profissões do futuro, com o coordenador das engenharias do SENAI, Celson Pantoja Lima. O coordenador apresentou exemplos e mostrou para o público a necessidade da capacitação constante. Além disso, mostrou como os robôs serão incorporados as rotinas pessoais e profissionais.

Já o Núcleo de Inovação buscou despertar em professores a necessidade de inovar nas salas de aula e no meio acadêmico. Docentes de diversas escolas de Rio do Sul participaram de um Hackathon de educação. Os mestres precisaram elaboram um novo plano ou atividade que pudesse facilitar o trabalho com os alunos. E ideias criativas não faltaram a vencedora foi uma plataforma para o compartilhamento de atividades e lições aplicadas com estudantes.

“O Hackathon foi uma possibilidade bem interessante que proporcionou uma perspectiva diferenciada para a educação com propostas diferenciadas que podem ser trabalhadas no futuro”, comenta a nucleada, Luana Theis.

Para finalizar a participação dos Núcleos no evento, os Jovens Empreendedores realizaram a apresentação do case de dois empresários que fizeram parte do Núcleo. O diretor de projetos da Confederação Nacional de Jovens Empresários, Tiago Pisetta e o secretário de Infraestrutura da prefeitura de Rio do Sul, Aldonir Xavier, contaram sobre as trajetórias de trabalho e o quanto participar do associativismo foi importante para cada carreira.

Compartilhe
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.