Logomarca

ACIRS participa de evento que reuniu pessoas de diversas cidades catarinenses

Sala de Imprensa: Notícias 22/10/2018
ACIRS participa de evento que reuniu pessoas de diversas cidades catarinenses
Foto: ACIRS

Promover a inovação e a tecnologia no ambiente escolar foram alguns dos objetivos do Universo Vem Fazer SESI. E para instigar as ideias os participantes puderam participar, durante os três dias de evento, de uma série de workshops, palestras e atividades paralelas voltados ao mundo da ciência, educação e engenharia. Além disso, aconteceu junto ao evento o Torneio de Robótica do SESI.

Entre os responsáveis em realizar os eventos paralelos estavam os Núcleos de Inovação, Gastronomia, Instituições de Ensino e Jovens Empreendedores da ACIRS. Os Núcleos promoveram palestras sobre empreendedorismo e profissões do futuro, workshop de gastronomia e uma edição do Hackathon de educação.

E como um dos propósitos do projeto Universo Vem Fazer SESI é promover a troca de experiências o Núcleo de Gastronomia levou essa filosofia para a sala de aula e promoveu o primeiro workshop de gastronomia para crianças. Os pequenos precisaram literalmente colocar a mão na massa para preparar alguns sabores de pizzas.

Para a integrante do Núcleo de Gastronomia, Luana da Rosa, participa de ações como está é de grande aprendizado para o grupo. “Nós vivemos em um meio que exige muito de todos, a correria do dia a dia nos restringe de atividades como essa e Núcleo nos possibilita isso ensinar para quem sabe, futuros empresários um pouco do que sabemos. O workshop com as crianças foi muito divertido e tenho certeza que uniu ainda mais o grupo”.

O Núcleo de Instituições de Ensino levou para o evento a palestra quais serão as profissões do futuro, com o coordenador das engenharias do SENAI, Celson Pantoja Lima. O coordenador apresentou exemplos e mostrou para o público a necessidade da capacitação constante. Além disso, mostrou como os robôs serão incorporados as rotinas pessoais e profissionais.

Já o Núcleo de Inovação buscou despertar em professores a necessidade de inovar nas salas de aula e no meio acadêmico. Docentes de diversas escolas de Rio do Sul participaram de um Hackathon de educação. Os mestres precisaram elaboram um novo plano ou atividade que pudesse facilitar o trabalho com os alunos. E ideias criativas não faltaram a vencedora foi uma plataforma para o compartilhamento de atividades e lições aplicadas com estudantes.

“O Hackathon foi uma possibilidade bem interessante que proporcionou uma perspectiva diferenciada para a educação com propostas diferenciadas que podem ser trabalhadas no futuro”, comenta a nucleada, Luana Theis.

Para finalizar a participação dos Núcleos no evento, os Jovens Empreendedores realizaram a apresentação do case de dois empresários que fizeram parte do Núcleo. O diretor de projetos da Confederação Nacional de Jovens Empresários, Tiago Pisetta e o secretário de Infraestrutura da prefeitura de Rio do Sul, Aldonir Xavier, contaram sobre as trajetórias de trabalho e o quanto participar do associativismo foi importante para cada carreira.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui