ACIRS quer audiência com o governador para discutir gasoduto

Sala de Imprensa: Notícias 12/11/2009
ACIRS quer audiência com o governador para discutir gasoduto

A Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) se mobiliza para a instala��o do gasoduto no Alto Vale. Nesta semana, a associa��o est� insistindo atrav�s de contatos telef�nicos, e-mail e envio de of�cios, o agendamento de uma audi�ncia em car�ter emergencial, com o governador Luiz Henrique da Silveira, para discutir o projeto de expans�o do gasoduto do M�dio at� o Alto Vale do Itaja�.

A diretoria executiva da entidade tem acompanhado o desenrolar do assunto com apreens�o, visto que o or�amento da Companhia Catarinense de G�s (SC G�s) ser� votado pelo conselho na pr�xima ter�a-feira, 17 de novembro, em Florian�polis.

Segundo informa�es do presidente da SC G�s, Ivan Ranzolin, o or�amento n�o contemplaria o in�cio da constru��o dos dutos at� o Alto Vale, apesar de o investimento mostrar-se vi�vel de Indaial a Rio do Sul.

Ranzolin argumenta ainda que outro item a ser observado � a necessidade de reserva de g�s para que toda a regi�o do Alto Vale seja atendida. Caso n�o seja aprovado pelo conselho, o or�amento para constru��o imediata dos dutos na regi�o,  n�o haveria como reservar o g�s potencialmente demandado. Ou seja, os 200 mil metros c�bicos ainda dispon�veis no sistema de g�s no Estado, seriam vendidos pela SC G�s em outras regi�es j� no pr�ximo ano, devido ao crescimento exponencial da demanda.

Para o presidente da ACIRS, Andr� Odebrecht, a regi�o tem assistido a litoraliza��o dos investimentos privados e a perda de competitividade das regi�es interioranas devido � lament�vel morosidade na resolu��o de problemas de infraestrutura como a BR-470, a recupera��o do Porto de Itaja� e a reconstru��o das �reas afetadas pelas cat�strofes naturais.