ACIRS realizou o Feirão do Imposto em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 29/09/2008
ACIRS realizou o Feirão do Imposto em Rio do Sul

Para conscientizar a popula��o sobre o quanto se paga em impostos e mobilizar a sociedade para que se tenha o retorno desse pagamento, aconteceu s�bado, 27, o Feir�o do Imposto em Rio do Sul. Membros do N�cleo de Jovens Empreendedores da Associa��o Empresarial (ACIRS) se reuniram no Cal�ad�o Osni Jos� Gon�alves.

A mobiliza��o foi para expor �s pessoas a alta taxa de tributos sobre o que � consumido. Um banner mostrava a carga tribut�ria sobre alguns produtos, destacando a porcentagem de imposto que � repassada ao governo. Um impost�metro que media, em tempo real, o quanto de tributos o brasileiro paga, foi instalado em frente a uma loja.

A Receita Federal arrecadou, de janeiro a agosto de 2008, R$ 679 bilh�es, quase 14% a mais do que no mesmo per�odo de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tribut�rio (IBPT). Dados da pr�pria Receita mostram que em julho de 2008, houve a maior arrecada��o para o m�s, totalizando R$ 61,95 bilh�es, ou 15,59% a mais do que em julho passado.

O Feir�o do Imposto � um projeto catarinense que teve in�cio em 2003, atrav�s do N�cleo de Jovens Empres�rios da Associa��o Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ). Ele foi o ponto  de  partida  para  deflagrar  uma  campanha  nacional  acerca  da alta carga tribut�ria,  mobilizando  toda  a  sociedade  civil  para  a  causa  de  informar  e,  sobretudo  educar  a  popula��o  sobre  o  quanto  se  paga  de  imposto,  j�  que  a  grande  maioria  dos  brasileiros  n�o  tem  consci�ncia  que  paga  impostos  sobre  todos  os  produtos  e  servi�os  que  consome  em  seu  dia  a  dia. Al�m disso, tem como outra proposta chamar a aten��o da popula��o para o que se recebe em troca de pagar tanto imposto.

O evento foi realizado em mais de 100 cidades, 11 delas em Santa Catarina: Blumenau, Brusque, Ca�ador, Florian�polis, Itaja�, Lages, Rio do Sul, S�o Jos�, S�o Louren�o do Oeste, S�o Miguel do Oeste e Tubar�o.