Alto Vale conta com mais de 40 núcleos empresariais

Sala de Imprensa: Notícias 29/08/2016
Alto Vale conta com mais de 40 núcleos empresariais
Foto: ACIRS

Em 2016 o Programa Empreender completa 25 anos. O projeto nasceu com o objetivo de elevar a competitividade e consequentemente contribuir com a sobrevivência das micro e pequenas empresas. O programa, que é a base dos núcleos empresariais, tem como proposta incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, desenvolver lideranças empresariais e promover ações coletivas.

Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas ACIs. Nos núcleos, os empresários discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas, tendo o apoio de um consultor cujo papel principal é de moderar as reuniões.

De iniciativa da CACB, em parceria com o Sebrae, o programa está presente em todas as unidades federativas. O Alto Vale conta hoje com 10 Associações Empresariais nos municípios de: Agrolândia, Ibirama, Ituporanga, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Rio do Sul, Taió, Trombudo Central, Salete e Santa Terezinha. Ao todo as ACIs somam 42 núcleos empresariais, compreendendo 707 empresas nucleadas.

“O crescimento de núcleos na região se dá primeiramente pela percepção das lideranças de nossas entidades empresariais que núcleos são a razão de nossa existência:  associativismo”, afirma a consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Scheila Lenzi.

A ACIRS é a Associação Empresarial da região com mais núcleos empresariais. “A criação do 17º núcleo é fruto do sucesso dos anteriores. Sabemos que o intenso trabalho da ACIRS, para que se fortaleçam a cada dia, é o grande segredo. Não são apenas criados núcleos e sim transformados em grandes grupos. Isto faz com que a ACIRS seja exemplo do associativismo promissor”, avalia o Vice-presidente Regional da FACISC, Evair Sievers.

Os 17 núcleos da Associação Empresarial de Rio do Sul são: Agências de Propaganda (NAPRO); Arquitetos; Eletro Metalmecânico (NEMM) – em parceria com o SIMMMERS; Jovens Empreendedores (NJE); Mulher Empresária (NUME); Prestadores de Serviço; Recursos Humanos (RH); Concessionárias (NUCON); Gastronomia; Turismo e Hospitalidade (NUTUR); Inovação (NI); Informática (NIAVI); Imobiliário (NIMOB); Segurança do Trabalho (NST), Cooperativas e Instituições de Ensino e E-commerce.