Um almoço comemorativo com a equipe, diretoria, ex-presidentes e coordenadores de núcleos marcou o aniversário da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), na terça-feira, 12 de agosto. Esteve presente também na ocasião, o prefeito municipal de Rio do Sul, Garibaldi Antonio Ayroso (Gariba). “A ACIRS tem uma participação ativa no desenvolvimento do município e da região. Ela é uma referência no estado e no país, basta ver os resultados econômicos de Rio do Sul, nos últimos anos. A ACIRS está sempre à frente das iniciativas, em conjunto com outras entidades”, afirmou Gariba.
No cargo de presidente da associação desde 2011, Ciro José Cerutti, encerra seu mandato no final do ano. “Estamos passando por um momento muito importante nesses 69 anos de história da ACIRS, história que se confunde com a de Rio do Sul. É uma grande honra poder presidir a associação, que sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento do município”.
Entre as vantagens oferecidas pela instituição para seus associados estão os Núcleos Setoriais e Temáticos. Remo Carlo Bortoluzzi faz parte do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí desde sua criação, em 2006. “Recebi um convite da ACIRS, direcionado aos empresários do setor de TI, para participar do núcleo. Fui na reunião sem saber exatamente do que se tratava. Com o tempo o grupo foi se estabelecendo e criando metas, até que os participantes reconheceram os resultados positivos do associativismo.
Quem também conhece bem a associação é Neide Schneider, que trabalha há 13 anos na entidade e atualmente é responsável pelo setor financeiro. “Os projetos em que a ACIRS está envolvida abrangem toda a sociedade, a exemplo da BR-470, cujo problema vem se arrastando há tantos anos. Destaque também para as feiras realizadas, que trazem retorno para as empresas e inúmeras vantagens para a população. Quem trabalha na ACIRS sabe que é uma entidade onde todos se doam muito por um bem maior, o associativismo”, ressaltou Neide.
Após o almoço, alguns dos ex-presidentes participaram de uma entrevista, no Museu da Madeira, no Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), onde deram seus depoimentos sobre os principais fatos ocorridos na ACIRS durante cada gestão. A segunda etapa da gravação, com os demais ex-presidentes, será no dia 19 de agosto. O material está sendo produzido com o objetivo de resgatar a história da associação e valorizar o trabalho voluntário dos empresários.