Colaboradores que trabalham em restaurantes, bares e lanchonetes participaram da palestra sobre a
RDC 216/2004, da Anvisa, sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. O evento foi promovido pelo
Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), em uma edição pela manhã e outra à noite. “O principal objetivo do núcleo foi reforçar entre os profissionais a obrigação que os estabelecimentos têm em oferecer alimentação segura para o cliente. Uma coisa é nós cobrarmos os procedimentos corretos, outra coisa é alguém de fora, que exige, que fiscaliza, falar isso para eles”, argumentou Luana da Rosa, do Restaurante Armazém do Rosa.
A diretora da Vigilância Sanitária de Rio do Sul, Eleine Harthmann, apresentou aos participantes o que são as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), o que trata a Resolução RDC 216/2004, o que são Boas Práticas, como acontecem as contaminações, regras de higiene e limpeza pessoal e do ambiente de trabalho, cuidados com a água e o lixo, com o armazenamento de produtos de limpeza e alimentos, cuidados no preparo e no transporte da comida. Ela também ressaltou a responsabilidade dos manipuladores de alimentos em seguir todas essas as normas.
“As palestras reforçam a importância de fornecer alimentos saudáveis e seguros. Quanto mais a Vigilância Sanitária estiver próxima dos trabalhadores, com ações educativas como esta, mais fácil será para sensibilizá-los para mudarem alguns hábitos. O trabalho deles é muito sério, pois o estabelecimento comercial tem a obrigação de servir um alimento seguro e de qualidade em todas as etapas do processo”, alertou Eleine.
“Foi interessante participar, pois levaremos os conhecimentos para o nosso dia-a-dia, na empresa. Vamos fazer o possível para os colegas que não vieram agora possam participar da palestra da noite. Todas as informações repassadas são válidas, algumas nós já sabíamos, outras não. É fundamental essa atualização para quem trabalha com alimentos”, afirmou Fabiano Dutra Gonçalves, do Restaurante do Rouxinol.