BR-470: Quem vem tem que voltar

Sala de Imprensa: Notícias 03/06/2013
BR-470: Quem vem tem que voltar
Dois grandes pain�is est�o sendo instalados, na travessia urbana da BR-470, em Rio do Sul, para refor�ar a necessidade urgente de obras de adequa��o de capacidade, melhoria da seguran�a e elimina��o de segmentos cr�ticos na rodovia. Com o slogan �Quem vem tem que voltar�, a campanha, liderada por associa�es empresariais do Alto Vale do Itaja�, refor�a, sobretudo, o coro pela duplica��o da 470.

O governo federal j� possui os Estudos de Viabilidade T�cnica, Econ�mica e Ambiental (EVTE-A) que apontam as interven�es necess�rias para suprimir pontos cr�ticos, melhorar a funcionalidade operacional, aumentar a fluidez e a seguran�a para o tr�fego de ve�culos e pedestres.  �O DNIT sabe o que precisa ser feito, mas precisa licitar os projetos. E o governo federal precisa se planejar para garantirmos recursos para todo o trecho que n�o ser� duplicado�, analisou o vice-presidente regional da Federa��o das Associa�es Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Andr� Armin Odebrecht.

A superintend�ncia do DNIT j� teria recebido o aval de Bras�lia para contratar os projetos, que incluem novas terceiras faixas e travessias urbanas com intenso fluxo de ve�culos e pedestres, como Api�na, Rio do Sul e Pouso Redondo. A dificuldade estaria na quantidade de t�cnicos dispon�veis para conduzir todo o volume de obras em execu��o e aquelas por iniciar, como as duplica�es da 470 e da 280. �A expectativa � de que as novas licita�es para a BR-470 aconte�am no segundo semestre, depois do in�cio da duplica��o�, diz o presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti. A informa��o foi repassada � associa��o pelo superintendente do �rg�o, Jo�o Jos� dos Santos.

EVTE-A � solicitado ao DNIT

Por meio do Sistema de Acesso � Informa��o a Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) solicitou c�pia do Relat�rio Final do EVTE-A elaborado pelas empresas Iguatemi/Enecon, al�m do parecer da Superintend�ncia Regional do DNIT em Santa Catarina sobre os estudos. �Precisamos conhecer os problemas e as solu�es sugeridas, assim poderemos reivindicar as adequa�es de forma mais assertiva�, afirma o presidente Ciro Jos� Cerutti. A resposta � solicita��o deve ser encaminhada pelo DNIT at� o dia 5 de junho, embora a Lei 12.527/2011 preveja que ele pode ser prorrogado por mais 10 dias.

Sobre os pain�is

As estruturas, com 15 metros de altura e 4 de largura, est�o localizadas no principal trevo de acesso a Rio do Sul e a menos de 300 metros da Unidade Local do DNIT. Al�m destes e de outro j� constru�do pr�ximo a Ibirama, outros dever�o ser erguidos na regi�o. A Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) pretende ainda iluminar a estrutura, at� o final da semana. A �rea onde foram afixadas as estruturas pertence a empresa Dresch Tratorvale, que fez a cess�o gratuita para a campanha.