Carga Tributária é tema de ação realizada em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 23/05/2016
Carga Tributária é tema de ação realizada em Rio do Sul
Foto: Unidavi / ACIRS

Qual a porcentagem, do que sai do seu bolso, vai para o Governo? Essa foi a reflexão que o Núcleo de Jovens Empreendedores, da ACIRS, levantou neste fim de semana em mais uma edição do Feirão do Imposto.

A ação nasceu em 2002, em Joinville, o objetivo é demonstrar a alta carga tributária sobre os bens de consumo. Primeiramente apoiada pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e atualmente capitaneada pela Confederação Nacional do Jovem Empresário (CONAJE), o Feirão do Imposto ganhou visibilidade nacional.

Neste ano o NJE de Rio do Sul realizou bate-papos com cerca de 150 alunos do Ensino Médio, das escolas Unidavi e Ruy Barbosa. “O ponto alto deste feirão foi a visita às escolas. Depois de participar de muitas edições vejo que a conscientização deve começar no sistema de ensino, principalmente para as turmas de ensino médio, que em breve estarão no mercado”, afirma a coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, Priscila Bonatto.

A fim de disseminar informações tributárias à população rio-sulense, o núcleo de Jovens esteve na Praça Ermembergo Pellizzett. Em parceria com a Woie Bike, o NJE sorteou o direito de compra de uma bicicleta elétrica sem impostos, onde 40,05% do valor é repassado aos cofres públicos. A vencedora foi Adriana Soares.

O tema da Campanha 2016 foi “Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta”. O Feirão do Imposto trouxe reflexão sobre a aplicação de recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. Segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária brasileira se equivale a 36% do Produto Interno Bruto (PIB), e conforme apontou o Impostômetro, em 2015 arrecadou-se mais de R$ 2 trilhões em impostos e taxas, e nos últimos 10 anos este valor sobe para R$ 13 trilhões.

Fotos em anexo:
Clique aqui para abrir a galeria