Centro de Inovação é discutido por entidades

Sala de Imprensa: Notícias 05/03/2014
Centro de Inovação é discutido por entidades

Representantes de universidades, Prefeitura Municipal de Rio do Sul, Câmara de Vereadores e da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) estiveram reunidos com os integrantes do Núcleo de Informática da ACIRS (NIAVI) para debater a proposta apresentada, em Audiência Pública, pelos vereadores José Thomé e Jaime Sborz, para a consolidação de um Centro de Inovação em Rio do Sul.

Convocados pelo coordenador do núcleo, Tarcísio Bonessi Junior, os representantes debateram uma forma prática de consolidar a proposta. O objetivo foi agrupar informações necessárias para que o projeto seja desenvolvido e encaminhado ao Governo do Estado de forma coerente, possibilitando a implantação de um projeto já com possibilidades de expansão.  �Precisamos estar sintonizados para trazer este Centro a Rio do Sul. O NIAVI apoia a iniciativa e quer transformar todas as iniciativas em ações para tornar o projeto aplicável�, salientou Bonessi.

O presidente da ACIRS, Ciro José Cerutti, enfatizou a importância da realização de uma pesquisa de vocação na região. Assim seria possível destinar o centro e os serviços prestados para a fomentação do desenvolvimento de Rio do Sul e região, com foco e maximizando resultados.

Apresentando os resultados obtidos após a Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, José Thomé salientou que o primeiro passo para esta ação é definir um local onde possa ser construído o Centro de Inovação. O grupo apoiou no momento a construção do centro no terreno do CEDUP ou na COHAB, ambos no bairro Progresso.

Buscando ainda mais resultados para a sociedade do Alto Vale, o NIAVI sugeriu que a proposta de criação do Parque Tecnológico caminhe em paralelo com a proposta do Centro de Inovação, já que ambas buscam as melhorias dos serviços na região, assim como o fomento de novas soluções e empresas.

Novas reuniões deverão ser realizadas para elaboração do projeto.  O próximo passo será aproximar as quatro Secretarias de Desenvolvimento Regional do Alto Vale, para apoiar o projeto e trabalhar com o mesmo objetivo, trazendo assim força política.