Cocriando com o Design Thinking

Sala de Imprensa: Notícias 09/09/2016
Cocriando com o Design Thinking
Israel Lessak, da empresa Kyvo Design Drive

Uma palestra na manhã de sexta-feira, 09 de setembro, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), promovida pelo Núcleo de Inovação (NI), teve como objetivo difundir os conceitos do Design Thinking para gestores e colaboradores de empresas. O evento foi aberto também para participantes dos demais núcleos da ACIRS.

Israel Lessak, da Kyvo Design Driven Innovation, veio de Curitiba (PR) para falar como o Design Thinking pode contribuir para a inovação nos negócios. “Inovar é algo relativo, tem um significado diferente para cada pessoa, por isso a importância em estabelecer a mesma linguagem. E o Design Thinking proporciona isso”, afirmou Lessak. Ele ressaltou que são vários os métodos e conceitos utilizados no Design Thinking para gerar inovação e experiências realmente relevantes para as pessoas.

O processo segue algumas etapas, que podem ser divididas em research (pesquisa), concept (conceito) e design (projeto) ou, discover (descobrir), define (definir), develop (desenvolver) e deliver (entregar). O Design Thingkin pode ser aplicado na administração, comunicação, criação de novos negócios, etc. Outro tema abordado pelo palestrante foi o Service Design Thinking, que é holístico, cocriativo, centrado no ser humano, evidente e sequencial. Para encerrar ele citou alguns exemplos de empresas que aplicaram o Design Thinking e os resultados obtidos.

Para complementar os conhecimentos teóricos, após a palestra teve início um workshop, que continuou também durante todo o sábado, no Laboratório de Inovação e Negócios (LIN), da Unidavi. No workshop os participantes tiveram a oportunidade de imersão, exploração e ideação do assunto por meio de exercícios práticos, dinâmicas lúdicas e atividades coletivas para resolver problemas de um jeito bem diferente do que estamos acostumados. Nos aprendizados o grupo percebeu a importância de pensar no que o outro precisa na hora de criar algo. “Não é possível desenvolver o Design Thinking se não houver participação de todos da equipe”, enfatizou Lessak.