Conselho Estadual de Núcleos Imobiliários promove reunião no Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 28/03/2018
Conselho Estadual de Núcleos Imobiliários promove reunião no Alto Vale
Foto: ACIRS

Com o objetivo de levar informação, para outros municípios, a diretora executiva de planejamentos da prefeitura de Rio do Sul e integrante do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Carolina Kuhl, apresentou durante a reunião do CENISC a proposta da análise da simplificação de projetos em Rio do Sul.

O modelo proposto visa atribuir ao município apenas a análise de itens dos projetos que possuam interferência no espaço coletivo, na cidade. A responsabilidade pela qualidade e características dos espaços internos, será atribuída aos profissionais contratados para a elaboração dos projetos.

A arquiteta destacou ainda as dificuldades que acarretam no desenvolvimento do projeto em Rio do Sul e as mudanças que a simplificação provocará no município após aprovado.

Segundo Carolina existiam muitas reclamações de profissionais que precisavam rapidamente da aprovação de seus projetos técnicos, surgindo então a necessidade da simplificação. “Nós como integrantes do Núcleo de arquitetos, fizemos uma lista de itens que eram necessários estarem nos nossos projetos ao levá-los para a aprovação e mesmo assim a maioria voltava com alterações”, comenta.

Entre os benefícios que os empresários do ramo imobiliário terão, está a diminuição de tempo na consulta de viabilidade e a análise técnica de um terreno ou edificação. Segundo a arquiteta, o objetivo é que as consultas e as taxas possam ser pagas de forma online.

“O nosso grande problema como investidores está na demora na aprovação de um simples projeto. Isso faz com que os investimentos não alavanquem e que não exista um fomento da economia local”, conta o integrante do Núcleo de Imobiliárias da ACIRS, Juliano Ohf Dalfovo.

Além da apresentação do projeto de Rio do Sul, os profissionais puderam conhecer como a mesma proposta foi implantada em Joinville, pioneira na implantação da simplificação da análise de projetos no estado.

Além do projeto de simplificação, os integrantes do Núcleo de Imobiliárias da ACIRS apresentaram algumas das demandas que o setor sofre na região. Entre elas as dificuldades para concluir os negócios e as taxas oferecidas pelos bancos.

Reunião CENISC

Durante a reunião foi realizada uma discussão para que os Núcleos Imobiliários do estado possam receber não apenas corretores de imóveis, mas também profissionais ligados à área como: construtoras e incorporadoras. Além disso, os profissionais receberam informações sobre as últimas atualizações do programa Minha Casa Minha Vida.