Consultorias gratuitas ensinam como entrar no mercado exterior

Sala de Imprensa: Notícias 03/06/2014
Consultorias gratuitas ensinam como entrar no mercado exterior
“Queremos expandir para o mercado externo e por isso viemos buscar conhecimentos adicionais, que servem tanto para o aprimoramento pessoal, quanto para o desenvolvimento do trabalho na empresa”, afirmaram Elisa Raquel Rotermel e Neiviton Carlos Setti, da Indústria e Comércio Auxiliadora (Ical). Eles participaram do I Dia da Informação sobre Comércio Exterior (INFORNEXT), realizado nesta terça-feira, 09 de junho, na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O atendimento desta primeira edição foi feita por Daniel Chede Maia, da empresa Fort Export, que faz parte do Núcleo de Comércio Exterior (NEXT), organizador do evento. Ele comentou que muitas empresas querem exportar, mas não sabem como fazer. “Mostrei o caminho, dei orientações, entre elas a de participar de feiras lá fora, pois não adianta ficar dentro de quatro paredes. É necessário ainda buscar apoio de instituições como embaixadas e consulados, que oferecem serviços gratuitos e os empresários não sabem. Sugeri também que procurem as Câmaras de Comércio e os bancos. Em um deles, o Banco do Brasil, se você é correntista, as agências de outros países indicam os clientes que estejam interessados em produtos brasileiros”, afirmou Maia, que atua no ramo há cerca de 20 anos.

Pela satisfação no olhar Elisa e Neiviton, a consultoria foi bem aproveitada. “Agora temos um caminho a seguir. Não sabíamos o que iríamos perguntar, mas o consultor foi bem objetivo, iniciando a conversa já com as explicações. O atendimento superou nossas expectativas”, afirmou Elisa.

O INFORNEXT é uma ação do núcleo para auxiliar as empresas que desejam conquistar novos clientes em outros países. “As atividades dos núcleos setoriais são muito importantes. Os empresários precisam quebrar o paradigma de que num grupo do mesmo ramo só existem concorrentes. Eu mesmo já fiz algumas parcerias dentro do NEXT”, concluiu Maia.

A próxima edição do INFORNEXT será no dia 05 de agosto, com os temas “Acesso ao mercado” e “Formação de preços”. Interessados podem entrar em contato com Danieli Staroscky, pelo telefone (47) 3531-0500, ou pelo email [email protected]