Cresce a participação no Núcleo de Informática

Sala de Imprensa: Notícias 22/02/2016
Cresce a participação no Núcleo de Informática
Novos nucleados

A recepção de novos nucleados foi a primeira das ações comemorativas aos 10 anos do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI). O evento aconteceu na manhã de segunda-feira (22), e lotou uma das salas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Adolir Nunes da Silva, coordenador do NIAVI, apresentou os principais objetivos do núcleo, entre eles o de fortalecer as empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI). Após, os convidados ouviram depoimentos sobre os benefícios em participar do associativismo como a profissionalização, as capacitações, geração de negócios, troca de conhecimentos e experiências. A reunião teve ainda a participação de representantes da Unidavi, IFC, Senai, Senac e Prefeitura Municipal de Rio do Sul, que falaram sobre as parcerias desenvolvidas com o núcleo para favorecer os empresários.

A missão do NIAVI é “buscar através do associativismo o desenvolvimento do segmento de TI, ampliando seu uso consciente, realizando negócios com ética e credibilidade, gerando resultados para o mercado e a sociedade”, explicou o coordenador. Ele falou como funcionam as atividades, as reuniões e encontros itinerantes. O NIAVI foi criado em 2006, com seis empresas, que enfrentaram desafios para transformar o grupo, hoje com 20 participantes, em uma referência nacional. “Nossa viagem técnica ao Vale do Silício é usada como modelo para todo o país”, afirmou o nucleado Tarcísio Bonessi Júnior.

Entre os projetos que o NIAVI mantém ou participa estão o Parque Tecnológico do Alto Vale do Itajaí, o MPE Brasil, o Estudo Vocacional para o Alto Vale, o Dia da Informação, entre outros. Já nas ações executadas pelo grupo destacam-se palestras e capacitações para formação de mão de obra; participação em eventos de instituições de ensino; parcerias com outras entidades; participação no Programa Geração Tec e no Nov@ Economia, ambos do Governo do Estado; missões empresariais; apoio à criação do Núcleo Estadual de TIC e participação na criação do Centro de Inovação do Alto Vale. Os novos nucleados conheceram também os trabalhos previstos para este ano, que envolvem eventos internos e externos, capacitações, integração, divulgação e pesquisas.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria