Desenvolvimento do Alto Vale em discussão na reunião da FACISC

Sala de Imprensa: Notícias 10/03/2010
Desenvolvimento do Alto Vale em discussão na reunião da FACISC

No ano de elei�es, os l�deres empresariais ligados �s Associa�es Empresariais de todo o Alto Vale estiveram reunidos nesta ter�a-feira, 9 de mar�o, em Rio do Sul, para discutir entre outros assuntos, o que a classe empresarial pode fazer para reivindicar a�es em prol da regi�o. �N�s temos de reclamar, temos de estar presentes. Temos que cobrar dos nossos deputados um posicionamento que venha a contribuir e n�o prejudicar o desenvolvimento econ�mico�, conclamou o presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e anfitri�o da Reuni�o Plen�ria Regional da FACISC, Andr� Armin Odebrecht. Ele tamb�m falou sobre o esquecimento da regi�o Alto Vale pelos representantes. �Somos uma regi�o pujante que contribui sensivelmente para o desenvolvimento do nosso estado e somos esquecidos pelos nossos pol�ticos, que s� aparecem aqui na �poca das elei�es�, reclamou.

No encontro, os l�deres tamb�m relembraram as cinco prioridades para o desenvolvimento da regi�o: a duplica��o e a melhoria da principal rodovia da regi�o, a BR-470, o aeroporto de Lontras, o Hospital Regional do Alto Vale do Itaja�, e a amplia��o do gasoduto at� o Alto Vale. �As associa�es da regional definiram essas bandeiras para lutar em conjunto no fim de 2009, e precisamos refor�ar e lutar em conjunto este ano para conseguir algum resultado. Precisamos ter um foco �nico�, ressaltou o vice-presidente regional da FACISC para o Alto Vale, Heinz Kurtz.

Fortalecimento

Para fortalecer ainda mais as associa�es da regional, foi proposto um conv�nio entre todas as entidades para ampliar os benef�cios de cada entidade aos empres�rios das outras cidades. O interc�mbio possibilita a oferta de solu�es empresariais, a realiza��o conjunta de cursos, palestras e eventos, participa��o de empresas em n�cleos setoriais de outras associa�es empresariais da regi�o, realiza��o de estudos e pesquisas em conjunto, e de programas e projetos espec�ficos. �Uma das vantagens desse conv�nio � ampliar a oferta de benef�cios aos empres�rios de todo o Alto Vale�, ressaltou o secret�rio executivo da ACIRS, Cleber Andrei Seemann Stassun. O diretor executivo da FACISC, Gilson Zimmermann, ressaltou a import�ncia da parceria entre as entidades e colocou a FACISC � disposi��o. �Parab�ns pela iniciativa. Temos que respeitar os limites de territorialidade de cada associa��o e este conv�nio vem celebrar esta iniciativa. Isto pode vir a servir de exemplo para todo o Estado�.

O diretor executivo da FACISC, Gilson Zimmermann, apresentou o mapa estrat�gico da FACISC concretizado pela diretoria da Federa��o e que guiar� a entidade nos pr�ximos anos. �A FACISC definiu quatro diretrizes de atua��o: representatividade, responsabilidade social e sustentabilidade, fortalecimento do Sistema de associa�es e melhoria do ambiente empresarial�, explicou.

O vice-presidente regional do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), o rio-sulense, Humberto Strey, falou das atividades do conselho e a coordenadora da C�mara da Mulher Empres�ria da Acirs, Luzia Alegri falou em nome do Conselho Estadual da Mulher Empres�ria (Ceme).

O vice-presidente da Funda��o Empreender e vice-presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti, convidou a todos para participar da miss�o � China (Canton Fair) que acontecer� no m�s de abril.

Redu��o da Jornada

Tema de todas as reuni�es regionais da FACISC, a redu��o da jornada de trabalho de 44 para 40 horas tamb�m foi discutida em Rio do Sul. Odebrecht voltou a falar que se for aprovada esta medida vai trazer preju�zos � economia brasileira. �Estamos num ano eleitoral e esta medida ser� aprovada se n�o nos envolvermos�, ressaltou. Na �ltima semana, representantes da FACISC e de associa�es empresariais estiveram em Bras�lia numa reuni�o com o presidente da C�mara de Deputados, Michel Temer, e o presidente da – Confedera��o das Associa�es Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Jos� Cairolli.

Mo�es

A Associa��o Empresarial de Pouso Redondo entregou duas solicita�es � FACISC. A primeira se trata da constru��o da al�a de apoio para caminh�es na BR-470 no Km 185. A segunda em rela��o � melhoria da �gua pot�vel.

A pr�xima reuni�o Plen�ria da FACIS � Regional Alto Vale acontecer� em julho na cidade de Tai� e em outubro em Lontras.