O ano começou aquecido para o comercio eletrônico, ele deve registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais. Uma média por compra de R$ 310,00. Mas para que esses números sejam atingidos ou até mesmo superados diferentes estratégias serão aplicadas para conquistar o cliente entre elas estão: os aplicativos e as vendas por dispositivos móveis.
Em 2017 as vendas mobile atingiram 28%, para 2018 a expectativa é que o mercado totalize 31% dos pedidos. As projeções apontam a consolidação das vendas por meio dos celulares. Para isso os comerciantes prometem apostar no aprimoramento das visualizações proporcionando uma melhor experiência para o cliente.
De acordo com dados divulgados pelo estudo da “E-commerce Radar 2017 – Resultados do mercado de e-commerce do Brasil” da Neomove, em parceria com ABComm as compras por gêneros estão muito igualitárias onde os homens são responsáveis por 49,6% e as mulheres 50,4% das compras. E entre as regiões que mais compram por meio do comércio eletrônico o Sul está no segundo lugar do ranking ficando atrás apenas do Sudeste.
Um grupo que trabalha para que as vendas por meio do comércio eletrônico alcancem destaque não só na região Sul, mas sim em diferentes países é o Núcleo de E-commerce da ACIRS. O grupo é formado por 12 profissionais que investem em distintos setores da economia brasileira.
“Embora seja comum pensarmos que o e-commerce se resume apenas a lojas virtuais, que vendem para o consumidor final, na realidade ele envolve muitos outros segmentos além desse. Cada divisão de produto e modalidade de comércio eletrônico têm suas particularidades. No entanto, isso não impede que boas práticas possam ser testadas e aprovadas em um outro formato. Por isso, a presença de diferentes modelos de negócio é tão importante e valorizada em nosso Núcleo”, conta o coordenador do Núcleo de Comércio Eletrônico da ACIRS, Carlos Eduardo Kaiser.
Só em 2017 o e-commerce cresceu 12% em relação ao ano anterior obtendo um faturamento de mais de R$59 bilhões. Fechando o ano com 203 milhões de pedidos. Um tíquete médio de R$ 294.