Economia catarinense cresce 4,3% em janeiro de 2024

No primeiro més do ano, a economia catarinense cresceu 4,3%, ante janeiro de 2023. O resultado, acima da média nacional (3,4%), foi impulsionado pela continuação do crescimento nos serviços, pela indústria de bens de capital e pelo comércio de bens de consumo não duráveis.

Indústria

Na indústria, destaque para os setores de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, responsáveis pela produção de bens de capital Os setores registraram os maiores crescimentos na analise interanual, 28,5% e 19,8%, respectivamente. Além das exportações, os setores vêm se beneficiando do crescimento da concessão de crédito para as empresas, associado aos efeitos defasados da politica de redução na taxa de juros

Isso incentivou a contratação de 529 vagas na indústria de Joinville, principalmente no fabricação de compressores de or. eletrodomésticos o aparelhos elétricos.

Comércio

Já o comércio segue se beneficiando da manutenção do nível elevado do consumo das famílias catarinenses, com destaque para as vendas de produtos de consumo imediato, como fármacos, cosméticos, equipamentos para escritório e vendas em hipermercados.

Serviços

Pela ótica dos serviços, a atividade de transporte, armazenagem e correio segue registrando crescimento em Santa Catarina, ainda beneficiado pelos bons resultados do agronegócio no ano passado.

Além disso, foi destaque no mês o crescimento das vendas em atividades rotineiras de apoio ao funcionamento de empresas (serviços profissionais, administrativos e complementares), que registraram 25,7% de crescimento ante janeiro de 2023. o segundo maior crescimento do pais, atrás somente do Rio Grande do Sul.

Sobre o indicador

Considerado como a prévia do PIB, o índice de atividade econômica é calculado mensalmente pelo Banco Central desde março de 2010.

Fonte: Centro de Inteligência e Estratégia e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.