Empresarias realizam almoço alusivo ao dia da mulher

Sala de Imprensa: Notícias 07/03/2018
Empresarias realizam almoço alusivo ao dia da mulher
Foto: ACIRS

Para as mulheres a data é vista como um momento de mobilização pela conquista de direitos e para discutir as discriminações e as violências ainda sofridas por elas.

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher destacam que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente marcou a trajetória de lutas ao longo do século XX. Mas, existem eventos anteriores que levaram à criação da data. Desde o final do século XIX, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos contra as jornadas de trabalho e os baixos salários.

Embora as mulheres já tenham conseguido aumentar os seus salários e conquistar os mesmos cargos que os homens outro problema que afeta as brasileiras é a violência. Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, segue vitimando milhares de brasileiras todos os anos.

Segundo estudo feito pelo Instituto Datafolha mais de 12 mil mulheres são agredidas por dia no Brasil e a cada hora, 503 mulheres são vítimas de violência no país. Em 67,63% dos episódios, as agressões foram cometidas por homens com quem as vítimas mantêm ou mantiveram uma relação afetiva.

Mesmo com os números sendo alarmantes as integrantes do Núcleo de Mulheres Empresárias da ACIRS buscam maneiras para incentivar as mulheres a buscarem os seus objetivos e não terem medo de denunciar qualquer tipo de violência. Com o intuito de comemorar todas as conquistas já alcançadas ao longo do tempo, as empresárias realizaram na quarta-feira,07 um almoço.

“Um evento como esse é importante para a valorização do nosso papel como mulher. É um momento onde podemos nos sentir especial. É também um momento de confraternização entre as nucleadas, onde podemos curtir a companhia uma das outras. São nessas ocasiões que as verdadeiras trocas acontecem”, conta a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIRS, Natália Wolf Muller.

“Além de fortalecer os laços entre as nucleadas, o almoço serviu para comemorarmos um dia que representa a luta das mulheres por todo o mundo. Temos muito que festejar por conquistas alcançadas e lutar ainda mais pelos nossos direitos”, conta a integrante do Núcleo da Mulher Empresária Adriana Sborz.