Logomarca

Empresários mergulham no conceito de inovação

Sala de Imprensa: Notícias 27/08/2013
Empresários mergulham no conceito de inovação
A Whirlpool, de Joinville, maior empresa do setor de linha branca no mundo e detentora das marcas Consul e Brastemp no Brasil, foi a empresa escolhida para a missão técnica dos empresários que participam do Núcleo de Micro e Pequenas Empresas Eletro Metalmecânicas (NEMM). Organizada pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), a viagem aconteceu no dia 23 de agosto, com o objetivo de incentivar os participantes na busca pela inovação.

O grupo foi recebido por Fernando Pruner, gerente mundial de Design Industrial da Whirlpool. Formado em Design Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFP), com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Pruner trabalha na Whirpool a quase 30 anos, na área de design e desenvolvimento de produtos.

Em sua explanação ele focou no processo de inovação como algo simples. Simples soluções em produtos podem trazer grandes resultados. Explicou que o processo de brainstorm é o mais indicado para inovação, onde diversas ideias são jogadas aleatoriamente e, em seguida, há uma discussão e avaliação, eliminando as que não atendem aos critérios, restando apenas as que são viáveis. 

�A visita foi muito proveitosa, principalmente a palestra, com um tema de grande importância, a inovação. O palestrante sobre abordar o assunto de forma objetiva, abrindo nossa visão sobre vários pontos�, ressaltou Adélcio Martins, sócio proprietário da Maad Componentes Industriais, de Aurora. 

Segundo o gerente, existem critérios para que uma ideia seja considerada uma inovação. O que foi desenvolvido em determinado produto, por exemplo, só é inovação se trouxer retorno para a margem de lucro acima da média. Caso contrário, é tão somente uma melhoria. �Nem sempre o diferencial de uma empresa é visível. Por isso as pessoas responsáveis pelo negócio ou pelo desenvolvimento de produtos devem procurar alternativas constantemente para a empresa ser percebida no mercado�, completou. 

 
Compartilhe
Atualize seu boleto aqui