Empresários visitam a Feira de Hannover

Sala de Imprensa: Notícias 21/04/2015
Empresários visitam a Feira de Hannover
Nucleados conhecem a maior feira industrial do mundo.

“Estávamos ansiosos para conhecer a Alemanha, um país do outro lado do Oceano Atlântico. A cidade de Hannover é muito organizada, limpa e fácil de se locomover devido a sua ótima estrutura ferroviária”, contou Cândido Ernesto Prada, um dos membros do NEMM e diretor da Paintech. O grupo descobriu como a região utiliza energias sustentáveis (eólica e solar). Também se surpreenderam com o uso intenso de bicicletas como meio de locomoção, assim como o metrô, eficiente meio de transporte coletivo. “Nós íamos de metrô até a feira com uma enorme facilidade. O acesso aos pavilhões era rápido, pois a exposição estava dividida em muitos galpões. Recebemos mapas e os locais estavam bem identificados, facilitando a visitação”, acrescentou o nucleado.

Os expositores da Feira de Hannover são empresas do setor de automação, energias alternativas, Tecnologia da Informação (TI), fornecimento industrial, tecnologia de ar comprimido, tratamento de superfície, tecnologias móveis, entre outros. “A feira foi uma oportunidade única de conhecer todas as novidades e tendências para o futuro no ramo da tecnologia industrial, já que é a maior do mundo neste setor”, revelou Luana Cristina Theis, da Rioar Automação Industrial e integrante do NEMM.

Com mais de seis mil expositores, a feira ofereceu aos visitantes diversas opções de produtos e serviços, fornecedores e possíveis parceiros. O tema deste ano foi “A Indústria 4.0”, que ressaltou o caminho para o futuro: a integração dos processos industriais de forma digital. Com essa integração os dados e indicadores são disponibilizados para todos os setores da fábrica e o foco da empresa se volta para a necessidade do cliente, fazendo com que as indústrias precisem ser cada vez mais flexíveis e consigam produzir quantidades pequenas com os mesmos custos e processos.

Os nucleados também visitaram, em Hamburgo, a empresa Airbus, terceira maior fábrica de aviões no mundo. “Lá nós vimos a produção dos modelos mais vendidos, a história da Airbus, e dados interessantes sobre a comercialização dos aviões. A Airbus é um exemplo de fabricação enxuta, inovação, produção automatizada e foco no clientes, já que eles acompanham todo o processo de fabricação e solicitam alterações, por isso nenhum avião é igual ao outro” contou Luana.

“Os resultados desta missão virão com o tempo. Os conhecimentos obtidos serão aplicados em nossas empresas na velocidade necessária para nosso desenvolvimento. Nós vimos empresas utilizando muita tecnologia, como a automação de processos, desde o controle total de equipamentos, produtividade, eficiência e acompanhamento junto ao cliente. Tudo isso feito de forma interligada com o uso de softwares avançados, que disponibilizam as informações em rede”, complementou Cândido. Para ele, a missão ajudou os empresários a visualizarem o futuro e os caminhos que devem tomar para melhorar a produtividade.

O NEMM é mantido pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS).

Confira mais fotos: