Encontro marca a quarta-feira na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 21/02/2008
Encontro marca a quarta-feira na ACIRS

Durante um encontro de tr�s horas, na quarta-feira, 20, o economista Omar Carneiro da Cunha (ex-presidente da Varig, da Shell e da AT%T) e o engenheiro Alexandre Nunes (ex-executivo da Shell e ex-diretor de Novos Neg�cios da Brasil Telecom) compartilharam experi�ncias profissionais com os membros do N�cleo de Jovens Empreendedores da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

Com o conhecimento de quem j� ocupou os principais cargos em gigantes do mercado global, os s�cios da DealMaker � consultoria especializada em performance e crescimento – oportunizaram a troca de informa�es sobre diversas �reas, como: conjuntura econ�mica, empreendedorismo, mercado de trabalho, desenvolvimento de neg�cios, e fus�o e aquisi��o de empresas.

Ao avaliar a conjuntura econ�mica e os desafios ao crescimento do pa�s, Omar Carneiro da Cunha criticou a postura do governo diante da participa��o social na tomada das decis�es estrat�gicas para o pa�s. �N�o negociamos mais com um governo que apresenta propostas de leis e pol�ticas p�blicas em slides de PowerPoint. Queremos ver os projetos no papel, avaliar a reda��o das leis que s�o encaminhadas ao Congresso�.

A cr�tica foi relacionada � discuss�o da nova lei do Simples Nacional. �Quando o governo apresentou a proposta para os empres�rios ela era maravilhosa. Quando a lei foi encaminhada ao Congresso, nos deparamos com surpresas lament�veis�.

Cunha aproveitou a reuni�o para elogiar o dinamismo do movimento associativista. �Fico feliz quando vejo grupos como esse que serve de f�rum para a discuss�o dos problemas do pa�s, das organiza�es e para a troca de experi�ncias�. O sentimento se explica ao observar o curr�culo de mais de 30 anos de participa��o volunt�ria atrav�s do associativismo.

Em sua apresenta��o, Alexandre Nunes desafiou os jovens a identificarem o real neg�cio das organiza�es onde est�o inseridos. �Isso � fundamental para que voc� possa planejar a sua carreira baseado nas necessidades da empresa e nas reais possibilidades de crescimento profissional�.

Ap�s ser questionado sobre o perfil exigido pelas grandes organiza�es no processo de recrutamento de pessoal, Nunes foi enf�tico. �N�o � apenas o curr�culo que conta. Se a pessoa realmente demonstra vontade e os olhos dela brilham diante da possibilidade da conquista, essa � a pessoa ideal�.

Para o administrador Cleiton Klaumann, a troca de experi�ncias traz riqueza ao N�cleo de Jovens Empreendedores. �No Brasil, h� um longo caminho para se percorrer at� atingir o reconhecimento, devido as barreiras impostas pela legisla��o, pelas pol�ticas p�blicas. E esse � o papel do jovem empreendedor. Compreender esses processos e ter a capacidade de super�-los�.

Foi o segundo encontro promovido neste ano pelo n�cleo para a troca de experi�ncias. Na semana passada, o chin�s Elliot Sheng, engenheiro e representante para a Am�rica do Sul da empresa Launch Tech co ltd, falou aos jovens sobre mercado, cultura e oportunidades de neg�cio com o oriente.

Para integrar o grupo, informe-se na ACIRS. (47) 3521 3857