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Entidades discutem duplicação da BR 470

Sala de Imprensa: Notícias 12/11/2012
Entidades discutem duplicação da BR 470
A Macrolog�stica Consultoria apresentou na manh� desta segunda-feira, o Projeto Sul Competitivo, durante reuni�o com entidades, na sede da Associa��o Empresarial de Blumenau (Acib). O Alto Vale foi representado pelo presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro Jos� Cerutti, o diretor de Solu�es Empresariais, Luis Carlos Demarchi, e o secret�rio Executivo, Cleber Andrei Seemann Stassun.
O Projeto Sul Competitivo foi contratado pela Federa��o das Ind�strias de Santa Catarina, Paran� e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Confedera��o Nacional das Ind�strias (CNI). Teve como objetivo elaborar o planejamento estrat�gico da infraestrutura de transporte e log�stica de cargas dos tr�s Estados do Sul. O documento foi apresentado � classe empresarial, sindicatos, associa�es e federa�es, a pedido da Acib, devido � preocupa��o regional com a duplica��o da BR 470. O consultor da Macrolog�stica, Luiz Fernando Ferreira, explicou as metodologias utilizadas para elabora��o do projeto, os diagn�sticos, proje�es, incluindo os principais gargalos log�sticos na regi�o Sul do pa�s. 
A Macrolog�stica avaliou 177 projetos j� existentes, que necessitariam de R$ 70 bilh�es para serem executados. Desses, foram priorizados os 51 projetos com melhor viabilidade econ�mica, que exigiriam R$ 15,2 bilh�es. O trabalho seria concentrado em oito eixos principais, dos quais a duplica��o da BR 470 n�o entra como prioridade, o que preocupou os representantes das institui�es. O grupo sugeriu ent�o um parecer espec�fico sobre a BR 470, j� que o receio agora � que o governo federal utilize o estudo da Macrolog�stica para justificar a n�o necessidade de duplicar a rodovia. 
Outra quest�o discutida foi que Projeto Sul Competitivo avaliou apenas o transporte de cargas. �A reuni�o foi produtiva para esclarecer a pesquisa da Macrolog�stica, mas n�s precisamos de um estudo que leve em considera��o todas as caracter�sticas operacionais da rodovia, transporte de cargas, ve�culos de passeio e transporte coletivo. Esse � o gargalo principal da BR 470, que ceifa muitas vidas e dificulta o escoamento da produ��o, prejudicando a competitividade em todo interior do Estado�, comentou o presidente da ACIRS. Levantamentos j� realizados para a duplica��o indicaram que cerca de 20% do fluxo s�o de ve�culos de carga, contra 80% de ve�culos leves. 
A ACIRS usou ainda dados da Confedera��o Nacional dos Transportes (CNT) para questionar a metodologia utilizada pela Macrolog�stica. Segundo o levantamento �Projetos Priorit�rios de Duplica��o de Rodovias: Propostas de Solu��o�, elaborado em 2012, a BR 470 seria uma das prioridades, junto com outras 26 rodovias do pa�s. Outro relat�rio da CNT, que apontou a BR 470 como de qualidade regular, mostrou que a rodovia � a segunda mais violenta do Brasil, onde morreram 105 pessoas em 2011. 
 
As pr�ximas reuni�es ser�o promovidas com a participa��o da classe pol�tica. 

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