Logomarca

Entidades e setores ligados à construção civil discutem sobre a simplificação da análise de projetos em RSL

Sala de Imprensa: Notícias 16/05/2018
Entidades e setores ligados à construção civil discutem sobre a simplificação da análise de projetos em RSL
Foto: ACIRS

Com o objetivo de chamar a atenção dos vereadores da capital do Alto Vale sobre a importância da aprovação do projeto de análise da simplificação de projetos no município, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 16, uma reunião na ACIRS. Diversas entidades e setores ligados ao segmento da construção civil participaram da reunião e explanaram sobre a necessidade da aprovação do projeto para o desenvolvimento e crescimento de Rio do Sul.

Uma das alegações feitas pelos presentes é o fato de existir uma comissão municipal permanente que analisa questões que não estão claramente dispostas em lei. “Essa comissão se reúne para suprir dúvidas a respeito de projetos que chegam ao setor de planejamento e que determinam uma análise específica. Ocorre que o jeito como essa análise vem sendo realizada nos últimos anos está excedendo os seus limites e provocando insatisfações”, comenta o vereador, Marcos Zanella.

Os presentes na reunião passaram a insatisfação e preocupação com o trabalho desenvolvido pela comissão que afeta diretamente o projeto de simplificação da análise de projetos que está em aprovação no município. Com a demora para a aprovação, muitas empresas do segmento estão deixando de investir em Rio do Sul, o que provoca um impacto na economia.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) Amandio João da Silva Júnior, por meio da reunião as entidades e demais profissionais ligados à construção civil buscaram chamar a atenção dos vereadores sobre a celeridade em aprovar o projeto da simplificação. “Estamos vivendo um momento de estagnação em razão da exagerada burocracia e assim desestimulando os investimentos no segmento”, comenta.

Se aprovada, a proposta de alteração na Lei complementar 163/2006 do plano diretor, irá diminuir a burocracia de alguns processos. O projeto consiste em fazer com que apenas o que interfere no sentido de coletividade seja analisado. O que se refere ao interior da residência ficará de responsabilidade do dono do estabelecimento.

Segundo o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Ramon Testoni, além da aprovação o Núcleo busca que a lei da simplificação se estabeleça conforme foi apresentada em audiência pública. Além disso, que durante o processo seja presado a transparência e a ética.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria

Compartilhe
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.