Logomarca

Entidades pedem apoio para duplicação total da BR-470/SC

Sala de Imprensa: Notícias 29/04/2014
Entidades pedem apoio para duplicação total da BR-470/SC
Entidades ouviram o relato das atividades do deputado e fizeram reivindicações
Aproveitando a visita do deputado federal Jorginho Mello (PR/SC) ao Alto Vale, entidades empresariais solicitaram apoio às demandas do Alto Vale e à duplicação de toda a BR-470/SC. No encontro, sediado pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), estiveram presentes representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Rio do Sul), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio). 

 

O parlamentar comentou sobre suas atividades em Brasília, uma delas o apoio na implantação do curso de Medicina em Rio do Sul. Ele afirmou também, em entrevistas para veículos de comunicação, que defende a PEC 32, sobre criação de bolsas de estudo para estudantes carentes, que queiram frequentar instituições privadas, e a PEC 302, que determina que os maiores de 12 anos e menores de 18 somente serão penalmente imputáveis pela prática de crime hediondo. 

 

Mello informou ainda que será votado nesta terça-feira, 29, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar 221/12, que muda o Supersimples (Estatuto da Micro e Pequena Empresa – Lei Complementar 123/06). O deputado foi um dos responsáveis pela articulação para aprovar o relatório. A modificação na lei garantirá avanços, como o enquadramento, que não será mais por categorias profissionais, mas somente pelo faturamento.

 

Em seguida, o parlamentar ouviu as reivindicações dos presentes. O primeiro assunto abordado foi a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE-A) para adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos, que nas versões já apresentadas recomenda a duplicação de toda a BR-470/SC até a interseção com a BR-116. O presidente da ACIRS, Ciro José Cerutti, transmitiu o descontentamento de todos pelo atraso na conclusão do estudo, que estava programada para 2009. “Sabemos da proximidade do deputado com o ministro dos Transportes e pedimos ajuda para agilizar este processo, assim como, para incluir a duplicação total da BR-470/SC nos planos do governo federal”, disse Cerutti. 

 

O grupo lembrou ainda do descaso com o viaduto de acesso ao município de Lontras. Na quarta-feira, 30, fará quatro anos que o governo federal divulgou no Diário Oficial o nome da empresa vencedora da licitação para a execução da obra. “A BR-470/SC já foi a segunda que mais matou no país e continua matando. Nós merecemos essas obras e precisamos da duplicação”, complementou o presidente. 

 

Mello afirmou que conhece bem a rodovia. Ele lamentou que, no Brasil, primeiro se faz o lançamento de obras para depois iniciar os procedimentos corretos, como licenciamento ambiental, desapropriações, entre outros. O deputado comentou sobre a mudança no comando do DNIT em Santa Catarina e o que está sendo feito para agilizar os trabalhos. “Meu desejo sempre foi de duplicar a 470 até a BR-116, incluindo a obra no PAC. É imperioso duplicar tudo, senão vai parar. Toda classe política de Santa Catarina dever priorizar essa obra. Vou levar o pedido ao ministro e ficarei atento, prestando contas a vocês sobre as tratativas”, completou o deputado. 

 

As entidades também demonstraram preocupação com a litoralização dos investimentos públicos em infraestrutura, o que tem forçado empresas a deixar o Alto Vale e impedido outras de se instalar na região. Pediram também atenção a demandas como o Corredor Ferroviário de Santa Catarina, conhecido como Ferrovia da Integração. 

 

 

De olho nestes projetos a ACIRS lança nesta terça-feira a 3ª edição da Revista ACIRS em Foco, que traz um levantamento histórico sobre os fatos relacionados à duplicação e a outras bandeiras defendidas pela classe empresarial.  

 

Clique aqui para abrir a galeria
Compartilhe
Atualize seu boleto aqui