Estudantes rio-sulenses acompanham rotinas de empresário do Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 20/11/2018
Estudantes rio-sulenses acompanham rotinas de empresário do Alto Vale
Foto: ACIRS

Os estudantes puderam entender sobre a rotina e as atividades desempenhadas por médicos, jornalistas, policiais, bombeiros e advogados. As visitas são a última etapa do Geração Empreendedora e possuem o objetivo de provocar em alunos do segundo ano do ensino médio noções de empreendedorismo e associativismo.

Os alunos participantes do projeto, passaram por três encontros onde aprenderam noções do mercado de trabalho e conheceram cases de empresários rio-sulenses. Após este processo os jovens precisaram gravar um vídeo contando sobre as perspectivas de futuro. Os estudantes que conseguiram cumprir as regras do vídeo e que participaram de todos os encontros, foram selecionados para participar de um dia com um empresário ou empresa da região.

Para a aluna da escola Professor Henrique Silva Fontes, Ana Paula Girardi, participar do Geração Empreendedora foi uma oportunidade única onde pôde adquirir muito conhecimento. “Resolvi participar do GE pois queria aprender mais sobre o tema associativismo, no entanto, tive muitas outras oportunidades”.

Ana Paula foi uma das estudantes selecionadas para etapa Mentor Team. A jovem acompanhou a rotina das Jornalistas Estela Becker e Josiani dos Santos onde aprendeu sobre o trabalho desempenhado, as dificuldades e o cotidiano de uma agência de comunicação. “Eu ainda não decidi qual profissão irei escolher, mas tenho certeza que será algo dentro da área da comunicação”, comenta.

Já a estudante Kauana Moreira Silva conta que estava bem ansiosa para participar da última etapa do GE e que ficou muito feliz ao saber que havia sido selecionada. A jovem pretende seguir carreira em administração ou direito.

“Visitar a Cerumar Propriedade Intelectual foi ótimo. Tirei minhas dúvidas e pude conhecer melhor sobre a profissão. Assim quando for a hora de decidir já tenho uma base”, destaca.

O facilitador do projeto em Rio do Sul e coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, Lucas Manoel Fronza, conta que para os estudantes acompanhar a rotina das empresas e empresários é a oportunidade de vivenciar na prática todo o conhecimento adquirido nas aulas.

“O dia com o empresário possibilita ao aluno o contato real com o negócio, vendo as dificuldades que são enfrentadas. Além disso, permite que eles entendam que é preciso ter conhecimento da parte técnica, no entanto gestão, mercado e atendimento também são fundamentais para um negócio”.

O Geração Empreendedora é um projeto realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Que tem como objetivo despertar o associativismo e o empreendedorismo em estudantes do segundo ano do ensino médio.