A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) promoveu Reunião Plenária Regional na noite de segunda-feira, 28 de julho, na Holzweg Cervejaria, em Lontras. Estiveram presentes representantes da ACIs da região e autoridades locais, que foram recepcionados pelo vice-presidente regional da FACISC para o Alto Vale, André Armin Odebrecht, e pelo presidente da ACI de Lontras, Paulo Sérgio Frutuoso.
Após as apresentações, Odebrecht salientou o objetivo do encontro, que serve como intercâmbio de ideias. “Temos carências históricas na região, que precisam ser resolvidas, mas somente com a união de todos isso será possível. Por isso é muito importante continuarmos com o processo associativista”, ressaltou.
Em seguida, o presidente da ACI de Lontras falou das principais atividades da instituição, do planejamento 2014/2015, os serviços oferecidos, as estratégias para captação de novos associados, as parcerias com outras entidades, a participação em conselhos, assim como o apoio e a participação em eventos.
Depois foi a vez dos representantes da ACI de Taió, que relataram a visita feita na Secretaria de Estado da Segurança Pública, onde relataram a falta de efetivo no município, muito abaixo do ideal. A prefeita de Lontras, Martina Zucatelli, que prestigiou o evento, salientou que a falta de policiais também é a realidade no município. E para completar, Luis Antônio de Souza, terceiro sargento da Polícia Militar de Lontras, explicou que atualmente o processo para entrada de novos policiais é muito demorado e não consegue compensar o número de saídas.
A reunião contou também com a participação do gerente de Mercado do SEBRAE, Spyros Diamantaras, que explicou o projeto “Semana Estadual de Acesso ao Mercado”. O objetivo do projeto é proporcionar às pequenas empresas, de todas as regiões de Santa Catarina, o acesso às ferramentas e estratégias de mercado.
O Programa FACISC em Excelência na Gestão de ACIs fez parte da pauta e foi apresentado por Gilson Zimmermann, executivo da entidade. Ele falou como o programa será aplicado, com base nos fundamentos da Excelência, retirados do questionário do MPE Brasil.
Fez uso da palavra ainda, Ciro José Cerutti, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e da Fundação Empreender (FE). Cerutti divulgou como funciona o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), realizado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e Fundação Empreender. Ele também citou as principais missões empresariais internacionais, que estão sendo organizadas pela fundação.
O Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores (CEJESC) esteve representado por seu vice-presidente regional, Ari César Viapiana, que relatou as principais ações promovidas nos últimos meses.
Odebrecht deu sequência ao encontro, lembrando os principais pontos do planejamento da FACISC, incluindo demandas como as obras nas barragens, duplicação da BR-470/SC, ações de prevenção aos desastres naturais, travessias urbanas, entre outras obras de infraestrutura. Antes de encerrar a reunião, passou a palavra aos presidentes das associações, que relataram os projetos e atividades das ACIs.