Feirão do Imposto será realizado sábado em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 24/09/2008
Feirão do Imposto será realizado sábado em Rio do Sul

27 de setembro � o dia para conhecer de perto a mordida do le�o em mais de 100 cidades no Brasil e 20 em Santa Catarina.

Todos os dias cidad�os brasileiros compram p�o, tomam caf�, v�o para o trabalho de carro ou de �nibus e muitas vezes nem sabem que para essas atividades, boa parte do que pagam, s�o impostos que ficam para o governo. Na farinha, a porcentagem � de 34,47%, no caf� � de 36,52% e no a�car � de 40,4%. Para o transporte a mordida tamb�m � grande, 57,03% na gasolina e 22,98% na passagem de �nibus. S�o 83 tributos pagos no Brasil.

� para conscientizar a popula��o sobre o quanto se paga em impostos e mobilizar a sociedade para que se tenha o retorno desse pagamento � que no dia 27 de setembro vai acontecer o Feir�o do Imposto em mais de 100 cidades, 20 delas em Santa Catarina.

Em Rio do Sul o evento ser� realizado pelo N�cleo de Jovens Empreendedores da Associa��o Empresarial (ACIRS) no Cal�ad�o Osni Jos� Gon�alves, com uma novidade: ele ir� envolver cerca de vinte empresas do local. �Queremos dar mais corpo ao movimento e essa parceria vai proporcionar muito mais visibilidade�, destaca o coordenador do Feir�o na Capital do Alto Vale, Cleber Andrei Seemann Stassun.

Segundo o coordenador nacional do Feir�o do Imposto, Gregory Barbieri, jovens empres�rios de todo o pa�s se mobilizam para contribuir com a luta pela redu��o da carga tribut�ria brasileira. �Neste dia, integrantes do movimento do jovem empres�rio, vinculados � Confedera��o Nacional de Jovens Empres�rios, ocupam pra�as, ruas, shoppings, terminais urbanos e outros locais p�blicos, para expor produtos, destacando a porcentagem de imposto que � repassado ao governo�.

Em Santa Catarina o movimento � organizado pelo Cejesc � Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC ligado � FACISC � Federa��o das Associa�es Empresariais de SC.

Arrecada��o Recorde

A Receita Federal arrecadou, de janeiro a agosto de 2008, R$ 679 bilh�es, quase 14% a mais do que no mesmo per�odo de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tribut�rio (IBPT).

Dados da pr�pria Receita mostram que, em julho de 2008, houve a maior arrecada��o para o m�s, com uma mordida de R$ 61,95 bilh�es, ou 15,59% a mais do que em julho do ano passado, j� descontada a infla��o. O tributo com maior aumento percentual foi o IOF, num total de R$ 11,5 bilh�es de janeiro a julho, alta de 148,7%.

Como nasceu

O  Feir�o  do  Imposto  � um projeto legitimamente catarinense que nasceu em 2003 na cidade de Joinville atrav�s da ACIJ Jovem (N�cleo de Jovens Empres�rios da Associa��o Comercial e Industrial de Joinville). Atrav�s dele pode se conhecer de forma transparente  a  carga  de  impostos  pagos  pelo  contribuinte  (percentual  de  tributos)  sobre  servi�os  e  bens  de  consumo  que �  um  direito  assegurado  pelo  par�grafo  50  do  Art.  150  da  Constitui��o  Federal.

Ele foi o ponto  de  partida  para  deflagrar  uma  campanha  nacional  acerca  da alta carga tribut�ria,  mobilizando  toda  a  sociedade  civil  para  a  causa  de  informar  e,  sobretudo  educar  a  popula��o  sobre  o  quanto  se  paga  de  imposto,  j�  que  a  grande  maioria  dos  brasileiros  n�o  tem  consci�ncia  que  paga  impostos  sobre  todos  os  produtos  e  servi�os  que  consome  em  seu  dia  a  dia. Al�m disso, tem como outra proposta chamar a aten��o da popula��o para o que se recebe em troca de pagar tanto imposto.

� uma a��o da sociedade civil organizada e encampada por v�rias entidades. O Feir�o do Imposto se tornou uma a��o nacional atrav�s da Confedera��o Nacional dos Jovens  Empreendedores  (CONAJE), como iniciativa do CEJESC � Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC, que � o bra�o catarinense da entidade.

A Conaje realizou conv�nio com o Instituto Catarinense de Estudos Tribut�rios (ICET)  para contar com apoio t�cnico e cient�fico na elabora��o das planilhas que divulgar�o a carga tribut�ria incidente em cada produto a ser exposto no evento.

Dessa forma, o contribuinte fica sabendo, por exemplo, que, quando compra uma lata de refrigerante, 47% do valor pago � destinado ao Governo em forma de tributos. “Quando toma conhecimento desses n�meros, o contribuinte percebe que o valor que se est� efetivamente pagando por um determinado produto ou servi�o � muito aqu�m daquilo que est� sendo pago�, indica Gregory Barbieri.

Trabalhar metade da vida para pagar tributos

Segundo o IBPT, a carga tribut�ria sobre renda, consumo e patrim�nio j� consome 148 dias de trabalho do brasileiro; neste ano, cada cidad�o trabalhar� at� 27 de maio para pagar impostos, taxas e contribui�es.

A expectativa de vida atual do brasileiro � de 72,3 anos. Em 1900, a expectativa de vida era de 33,4 anos, enquanto que a expectativa de pagamento de tributos era de 3,92 anos.

Em 1950, a expectativa de vida era de 42,6 anos e a expectativa de pagamento de tributos era de 6,82 anos; Em 2000, a expectativa de vida era de 70,5 anos e a expectativa de pagamento de tributos era de 23,31 anos; Em 2008, a expectativa de vida � de 72,3 anos e a expectativa de pagamento de tributos � de 29,29 anos.

O brasileiro que nasce em 2008 trabalhar� metade de sua vida para pagar tributos e em 108 anos a expectativa de vida do brasileiro cresceu 116%, enquanto que a expectativa de pagamento de tributos aumentou 245%.

Com informa�es da Assessoria de Comunica��o da FACISC e do CEJESC.