Ferramenta de inovação está disponível para os rio-sulenses

Sala de Imprensa: Notícias 28/02/2018
Ferramenta de inovação está disponível para os rio-sulenses
Foto:ACIRS

Para encontrar informações sobre projetos, atividades voltadas ao setor e do mundo da inovação ficou mais fácil. Rio do Sul conta agora com o portal InovarRSL. O lançamento do site aconteceu na noite de terça-feira,27, e reuniu diversas pessoas que anseiam por esse ecossistema, entre elas os integrantes do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O site servirá como um incentivador das boas práticas no Alto Vale. Ele contará com um calendário de eventos, um mapa do ecossistema de inovação da cidade e um portal de projetos, que possibilitará conectar empresas e universidades. “O objetivo do portal é ser um canal de conexão entre as iniciativas inovadoras da cidade. Uma forma de concentrar ações e fomentar ainda mais a inovação e o desenvolvimento econômico de Rio do Sul”, conta o diretor técnico de gestão e inovação do município, Odair da Rosa.

Segundo Odair a versão do portal que foi lançada será a primeira etapa do Programa InovaRSL. “Além do portal foi entregue de forma simbólica para os vereadores presente a Lei de Incentivo a Ciência, Tecnologia e Inovação. Que vai propiciar estímulos a empresas estabelecidas na cidade para que fomentem a inovação em seus negócios”, comenta.

O objetivo é que através do site, as empresas que possuam desafios, problemas e oportunidades possam se conectar com as instituições de ensino, fomentando a inovação da empresa, além de gerar oportunidade de aplicação prática para os alunos.

O público que prestigiou o lançamento do site, pode assistir também uma palestra sobre inovação internacional com o professor doutor Martin Bader, diretor do Centro de Empreendedorismo da Technische Hoschule Ingolstadt na Alemanha.

Bader compartilhou com o público como a Alemanha vem se comportando com a necessidade e vontade de inovar. “Foram diversos exemplos, desde empresas que fabricam furadeiras e uma cadeia de produtos em torno deste seguimento a um modelo de negócios que se resume em um plano de assinatura de meias. Foi compartilhado também como o governo e as instituições de ensino interagem com estas situações e necessidades”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto.

Após a palestra foi realizado um painel onde o público pode participar com perguntas. Integraram o painel o palestrante Martin Bader, Thiago Marques Consultor de Inovação do Senac de SC, o proprietário da empresa ICAL Celso Pereira e o Everton Porath empresário da empresa Effecti e integrante do Núcleo de Inovação da ACIRS.

“Para o Núcleo é muito importante reunir pessoas interessadas e motivadas com o tema. O portal irá auxiliar na centralização e na divulgação de eventos relacionados com esta temática. Como também possibilitará o cadastro de projetos e na busca do nosso centro de inovação. Uma importante iniciativa do poder público que irá auxiliar na organização e ampliação do ecossistema que estamos buscando”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS.