Governo Federal ainda avalia trem de passageiros para o Vale do Itajaí

Sala de Imprensa: Notícias 04/11/2013
Governo Federal ainda avalia trem de passageiros para o Vale do Itajaí
O Minist�rio dos Transportes continua a an�lise para a contrata��o de estudos de viabilidade t�cnica, econ�mica, social, ambiental e jur�dico-legal para a implanta��o de um trem regional de passageiros interligando os munic�pios de Itaja�, Blumenau e Rio do Sul, no Vale do Itaja�, pouco mais de 10 anos depois do lan�amento do Plano de Revitaliza��o das Ferrovias. A informa��o foi repassada na segunda-feira, 4, pela Secretaria de Pol�tica Nacional de Transportes � Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), por meio do Servi�o de Informa��o ao Cidad�o.

O trecho de 146 quil�metros entre Itaja� e Rio do Sul foi um dos 14 pr�-selecionados para o Projeto Trens Regionais, que integra o Programa de Resgate do Transporte Ferrovi�rio de Passageiros, do Plano de Revitaliza��o das Ferrovias; reativado a partir de estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 1990.

O projeto prev� interven�es para a implanta��o de trens modernos para liga�es regionais e interestaduais, especialmente entre cidades com alta concentra��o populacional. O estudo original do BNDES avaliou 64 trechos e selecionou aqueles nos quais pequenos investimentos resgatariam o transporte de passageiros, sem preju�zo do transporte de cargas, em regi�es que tivessem ao menos uma cidade polo com mais de 100 mil habitantes.

De acordo com o presidente Ciro Jos� Cerutti, a ACIRS ir� monitorar de perto este projeto e continuar o acompanhamento de todas as a�es pela implanta��o da Ferrovia da Integra��o. �O transporte ferrovi�rio de cargas e de passageiros � fundamental para o desenvolvimento sustent�vel do Vale do Itaja�. Precisamos estar pr�ximos e estimular para que caminhem em conjunto�.

Como anda o Projeto Trens Regionais

O Minist�rio dos Transportes finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gon�alves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maring�, no Estado do Paran�. Foram contratados, no per�odo 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas � Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Concei��o da Feira � Salvador � Alagoinhas � Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI � Cod�/MA e S�o Luis � Itapecur�-Mirim, no estado do Maranh�o.

Os estudos de viabilidade est�o sendo elaborados por meio de Termos de Coopera��o firmados pela Secretaria de Pol�tica Nacional de Transportes com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Projeto para a implanta��o de trens regionais est� no Plano Nacional de Log�stica e Transportes e no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, do Governo Federal.

Confira os 14 trechos pr�-selecionados

Estado / Trecho /  Quilometragem
SE – S�o Crist�v�o – Aracaj� – Laranjeiras – 40 km
PR – Londrina – Maring� – 122 km
RS – Bento Gon�alves – Caxias do Sul – 65 km
PE – Recife – Caruaru – 139 km
RJ – Campos – Maca� – 94 km
MG – Belo Horizonte – Ouro Preto / Cons. Lafaiete – 149 km
SC – Itaja� – Blumenau – Rio do Sul – 146 km
RS – Pelotas – Rio Grande – 52 km
SP – Campinas – Araraquara -192 km
RJ   – Santa Cruz – Mangaratiba – 49 km
MG – Bocai�va – Montes Claros – Jana�ba – 217 km
SP  – S�o Paulo – Itapetininga – 199 km
BA – Concei��o da Feira – Salvador – Alagoinhas – 238 km
MA/PI – Cod� � Teresina – Altos – 205 km

Adicionalmente foi inclu�do o trecho S�o Luis � Itapecur�-Mirim, no Estado do Maranh�o, que ter� tamb�m a finalidade de suprir a necessidade de transportes em Bacabeira/MA, onde ser� instalado o maior complexo industrial da regi�o e haver� uma grande demanda de transportes de trabalhadores.