Inadimplência do consumidor em SC cai 2,0% no acumulado do ano

Sala de Imprensa: Notícias 27/10/2016
Inadimplência do consumidor em SC cai 2,0% no acumulado do ano
Foto: ACIRS

Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 2,7%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), houve redução de 0,8%.

Registro de Inadimplentes
Acum. no ano Set-16 / Set-15 Set-16 / Ago-16
Florianópolis -3,0% -3,4% -0,6%
Santa Catarina -2,0% -2,7% -0,8%
Sul -3,7% -1,0% -0,7%
Brasil 0,4% 1,8% -0,3%

Recuperação de crédito
O indicador de recuperação de crédito do consumidor no Estado – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou estabilidade no acumulado do ano. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve elevação de 2,1%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), queda de 1%.

Recuperação de Crédito
Acum. no ano Set-16 / Set-15 Set-16 / Ago-16
Florianópolis 0,0% 1,7% -0,8%
Santa Catarina 0,0% 2,1% -1,0%
Sul -3,4% 0,7% -0,9%
Brasil 2,6% 0,6% 0,0%

Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

SOBRE A BOA VISTA SCPC e a FACISC/ ACIRS

A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia. Em Santa Catarina, a Facisc é a representante autorizada da Boa Vista SCPC.

É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

Fonte: Boa Vista SCPC