O Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), na área central de Rio do Sul, já é uma realidade. A inauguração ocorreu na tarde de sexta-feira, 10, com a presença de autoridades, empresários, convidados e a comunidade. O endereço é a rua Herculano Nunes Teixeira, 105, bairro Budag, no prédio em que, desde o ano 2000, funcionava o Parque Universitário da UNIDAVI.
“Como a gente imagina a Rio do Sul do futuro, com pessoas e empresas gerando emprego e renda para todos viverem melhor? A resposta está numa Rio do Sul com tecnologia, inovação e empreendedorismo, mas com conceito diferente do que temos hoje. Pensando nisso, a ACIRS, com seus parceiros a exemplo da Unidavi, está dando esse passo de se engajar, inovar e se conectar, para criar esse ambiente, sem esquecer da sustentabilidade. É um novo ciclo que inicia hoje”, ressalta o presidente da ACIRS, Eduardo Schroeder.
Além da ACIRS, do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação (GTEC/UNIDAVI), do Museu da Madeira e do Teatro embaixo da Ponte, no local passam a ocorrer os atendimentos do SEBRAE e do escritório local da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC).
O evento de inauguração foi marcado por algumas homenagens. Os homenageados foram:
Helena Frahm Perfoll, filha dos empresários Norberto Frahm e Hilda Frahm.
Jaime João Pasqualini, ex-reitor da UNIDAVI e idealizador do Parque Universitário.
Amandio João da Silva Júnior, ex-presidente da ACIRS e responsável por iniciar as negociações para uso compartilhado do espaço.
UNIDAVI, representada pelo reitor Célio Simão Martignago e pelo vice-reitor Alcir Teixeira.
Não podendo estar presente na cerimônia, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, deixou uma mensagem: “O Centro de Inovação vai ampliar a sinergia entre a academia, instituições que representam e apoiam o setor produtivo e a comunidade. Com isso, vai estimular fortemente a inovação e o empreendedorismo. Vamos viabilizar recursos, nos mesmos moldes de Joinville e Criciúma, para criação e expansão desse ecossistema”.
HISTÓRIA:
O encontro dos rios é considerado um berço da civilização no Alto Vale do Itajaí. Serviu de sede de tribos indígenas, passou a ser um porto centralizador do transporte de madeiras feito por balsas e nas suas imediações começou a se formar a Vila de Bella Alliança, hoje Rio do Sul.
Ao longo dos anos a edificação sediou outras atividades, como indústrias de madeira e alimentos. Passou a ser propriedade da UNIDAVI após negociação com o BADESC e Governo de Santa Catarina, como forma de quitação de uma dívida relacionada aos recursos não recebidos pela instituição de ensino referentes a Bolsas de Valores.
O complexo do encontro dos rios foi inaugurado em 2000, sendo denominado Parque Universitário Norberto Frahm, em homenagem ao empresário e ex-proprietário do imóvel.
Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria