Líderes comunitários aproveitam semana de aulas

Sala de Imprensa: Notícias 22/07/2010
Líderes comunitários aproveitam semana de aulas

�Elaborar projetos n�o � somente redigir documentos. Trata-se de articular propostas�. Com a afirma��o, o mestre em Gest�o de Neg�cios e professor da Unidavi, Charles Roberto Hasse, finalizou a aula de Elabora��o de Projetos, do Programa Capacitar Lideran�as Comunit�rias da ACIRS. A aula ocorreu na segunda-feira � noite, na Unidavi, parceira da ACIRS no Programa.

Os membros da Uni�o das Associa�es de Bairros de Rio do Sul (UABRS) acompanharam atenciosos � explica��o de Hasse, que falou sobre roteiro de projetos sociais, caracter�sticas de um bom projeto, n�veis de articula��o, sustentabilidade de projetos, entre outros.

De acordo com o professor, os projetos sociais s�o uma forma de organizar a�es para transformar determinada realidade vivida, por exemplo, a dos bairros de Rio do Sul. E prop�e: � O primeiro passo � levantar informa�es importantes sobre determinada necessidade e se perguntar: Qual projeto pode melhorar a vida da comunidade?�. Segundo Hasse, um bom projeto para as associa�es de bairros deve ter boa articula��o social e pol�tica, visibilidade, sustentabilidade e transpar�ncia.

O presidente da associa��o do bairro Eug�nio Scheneider, Genesio Sidnei Prust, afirma que a aula era tudo o que ele precisava para aperfei�oar o projeto para reciclagem e reaproveitamento de res�duos que est� desenvolvendo e que deseja apresentar ao Governo Federal.

Al�m de projetos, l�deres conhecem estrutura da administra��o municipal na PMRS

Na ter�a-feira, 20 de julho, os l�deres comunit�rios foram recebidos pelos secret�rios municipais e representantes dos setores,na C�mara de Vereadores, para conhecerem o funcionamento da administra��o municipal de Rio do Sul.  O presidente da ACIRS, Andr� Armin Odebrecht e alguns vereadores tamb�m acompanharam a apresenta��o dos secret�rios municipais. O prefeito Milton Hobus era aguardado, mas por compromissos agendados em Florian�polis, n�o pode comparecer.

Das 18h30min �s 22h, os membros da UABRS ficaram conhecendo os trabalhos da Procuradoria Jur�dica, Assessoria de Defesa do Cidad�o, as secretarias municipais de: Administra��o, Fazenda, Educa��o, Sa�de, Assist�ncia Social  e Habita��o, Desenvolvimento Econ�mico e Empreendedorismo, Planejamento, Obras e Servi�os Urbanos, Agricultura, Funda��o Municipal de Desporto e Funda��o Cultural, que fechou os trabalhos da noite.

Durante intervalo das apresenta�es, foi servido um lanche especialmente preparado pelos alunos do Centro de Treinamento de Padaria Escola de Rio do Sul, atrav�s do Projeto �M�os que Geram Empregos�. O centro oferece cursos de panifica��o, confeitaria e culin�ria.

Na quarta-feira, 21 de julho, foi a vez do consultor de empresas Vanderlei Petri falar com os l�deres sobre Responsabilidade Social, Voluntariado e Rela�es Interpessoais. Petri fez com que os l�deres comunit�rios refletissem sobre o que desejam que aconte�a nos bairros rio-sulenses e qual contribui��o podem dar para viabilizar o desejo.

Para que sejam bons l�deres e que possam cada vez mais reunir pessoas em prol de uma causa social, Petri ensina que devem desenvolver a habilidade de ouvir, elogiar pelo menos tr�s pessoas por dia e comunicar-se bem.

A aula foi finalizada com uma din�mica de grupo para exercitar o trabalho em equipe, mantendo cerca de dez bal�es no ar por aproximadamente um minuto. Ap�s a din�mica, Vanderlei fez avalia��o do trabalho.

Aulas do programa seguem at� novembro deste ano

Na quinta e sexta-feira, 22 e 23 de julho, ocorrem as aulas de No�es de Inform�tica no SENAC. A capacita��o segue at� novembro, quando os l�deres receber�o certificado em formatura organizada pela ACIRS. At� l�, ainda ter�o li�es sobre Fluxo de Caixa, Quest�es Legais Jur�dicas e Cont�beis, No�es de Marketing, Terceiro Setor e Associativismo, Orat�ria, Tutela de Interesses Difusos e Terceiro Setor.