Líderes comunitários conhecem as funções do poder público e o exercício da cidadania

Sala de Imprensa: Notícias 18/05/2010

Depois de participarem das aulas de �Motiva��o�, �Reuni�es Eficazes� e �Lideran�a�, os membros da Uni�o das Associa�es de Bairros de Rio do Sul (UABRS) aprenderam sobre �A distribui��o das fun�es do poder p�blico e a cidadania�.

Na quarta aula do projeto Capacitar Lideran�as Comunit�rias, cerca de 16 l�deres comunit�rios foram recebidos pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Rio do Sul), Andr� Zanis Martignago, no audit�rio da entidade, na noite de segunda-feira, 17 de maio. A OAB � parceira do projeto desenvolvido pela ACIRS em parceria com outras organiza�es p�blicas, privadas e n�o governamentais.

Ap�s a apresenta��o de Martignago, que falou sobre o funcionamento da OAB e esclareceu sobre a import�ncia da Defensoria Dativa, ou seja, que todos os cidad�os carentes t�m direito � assist�ncia jur�dica, a advogada Francini Bianca Cipriani, falou sobre a organiza��o do Poder P�blico, suas compet�ncias, os instrumentos e caminhos para o exerc�cio da cidadania, como tamb�m a divis�o dos tr�s poderes: legislativo, executivo e judici�rio, que em conjunto, garantem a exist�ncia do Estado Democr�tico de Direito. �O advogado � o meio do cidad�o acionar a Justi�a�, lembrou Martignago.

Francini tamb�m explanou sobre os princ�pios constitucionais da Administra��o P�blica, que s�o: a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Efici�ncia. Durante a explana��o sobre o princ�pio da efici�ncia, os alunos aqueceram a discuss�o, avaliando a pr�tica das leis municipais e federais. �Que todos possam sair daqui mais conscientes. Voc�s devem cobrar mais a efici�ncia dos poderes p�blicos, dos administradores p�blicos. Que haja a efetividade das leis�, pediu a advogada.

Ao final, o presidente da OAB novamente parabenizou a iniciativa da ACIRS, falou da import�ncia do projeto e colocou a entidade parceira novamente � disposi��o. A OAB volta a lecionar no projeto dia 28 de junho, a disciplina Educa��o Moral e C�vica (Filosofia, Sociologia e Pol�tica).

Pelo calend�rio, a pr�xima aula do projeto Capacitar ser� sobre Etiqueta e Protocolo e ocorrer� na UNIASSELVI, dia 14 de junho.